Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1154
Título: Distribuição batimétrica de recursos pesqueiros no talude continental do Sudeste do Brasil
Título em inglês: Bathymetric distribution of continental slope fishery resources of southern Brazil
Autor(es): Paiva, Melquíades Pinto
Garcez, Danielle Sequeira
Palavras-chave: Recursos Pesqueiros - Distribuição Batimétrica
Barcos Linheiros
Pescaria Marinha
Data do documento: 1998
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PAIVA, M. P.; GARCEZ, D.S. (1998)
Resumo: Este trabalho trata da distribuição batimétrica de recursos pesqueiros no talude continental do sudeste do Brasil, entre as latitudes 23° - 26° S, com base nos dados das pescarias de linheiros (1986-1995), em profundidades de 201-650 m. As principais espécies exploradas foram as seguintes, com as correspondentes participações no total das capturas: batata, Lopholatilus vilarii Ribeiro ( 59,2%); namorado, Pseudopercis numida Ribeiro ( 20,9%); e cherne, Epinephelus niveatus 9 Valenciennes) (9,9%). A produção de pescado e o esforço de pesca tenderam a decrescer com o aumento da profundidade dos pesqueiros, o oposto acontecendo com a abundância relativa (CPUE), pelo menos até a isóbata de 550 metros. no conjunto das pescarias, a média da CPUE correspondeu a 0,8 kg/anzol-dia. As três espécies principais foram pescadas em profundidades de até 650 metros. As maiores capturas do batata ocorreram entre 201 - 300m de profundidade e a CPUE tendeu a crescer com o aumento da fundura dos pesqueiros - seu valor médio foi 0,5 kg/anzol-dia. As maiores capturas do namorado e do cherne ocorreram entre 201-250m de profundidade e as CPUEs médias foram 0,2 e 0,1 kg/anzol-dia, respectivamente. Apenas para o batata os dados sugerem migração para águas mais profundas, a qual pode ocorrer durante o inverno.
Descrição: PAIVA, Melquíades Pinto; GARCEZ, Danielle Sequeira. Distribuição batimétrica de recursos pesqueiros no talude continental do Sudeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.31, 1998, p. 107-110.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1154
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_mppaiva.pdf274,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.