Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1156
Título: Embarcações, aparelhos e métodos de pesca utilizados nas pescarias de lagosta no Estado do Ceará
Título em inglês: Fishing fleet, gears and methods used for catiching spiny Ceará lobsters off Ceará States, Brazil
Autor(es): Castro e Silva, Sonia Maria Martins de
Rocha, Carlos Artur Sobreira
Palavras-chave: Frota Lagosteira
Aparelhos e Métodos de Pesca
Barcos de Pesca - Ceará
Data do documento: 1999
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: CASTRO e SILVA, S. M. M. de C. E.; ROCHA, C. A. S. (1999)
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre as embarcações que desembarcaram no Estado do Ceará, no periodo de 1991 a 1995, e os aparelhos/métodos de pesca utilizados. Os dados mostram que a frota lagosteira cearense é composta por cerca de 2.000 embarcações, desde pequenos botes a remo e lanchas com casco de ferro. As embarcações artesanais (movidas a remo e a vela) representam 49,1% dessa frota, enquanto que as motorizadas representam 50,9%, das quais apenas 2,7% têm casco de ferro. A maioria das embarcações (84,5%) mede até 12m de comprimento total e se concentra nos municípios de Aracati, Beberibe, Trairi, Acaraú, destacando-se o Município de Icapuí com 20% das embarcações lagosteiras do Estado. São empregados quatro diferentes aparelhos/métodos de pesca: pesca com rede-de-espera de fundo (caçoeira), pesca com covo, pesca com cangalha e pesca de mergulho com o auxílio de compressor. A caçoeira é o aparelho de pesca mais utilizado. Em geral, observa-se uma maior quantidade de embarcações capturando lagostas nos três primeiros meses da temporada de pesca, embora algumas pesquem durante todo o ano. Quando as produções diminuem nas zonas próximas aos portos-bases, as embarcações lagosteiras migram para o litoral de outros municípios ou Estados. No período estudado, observou-se um considerável aumento nas migrações interestaduais.
Descrição: CASTRO E SILVA, Sonia Maria Martins de; ROCHA, Carlos Artur Sobreira. Embarcações, aparelhos e métodos de pesca utilizados nas pescarias de lagosta no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 32, 1999, p. 7-27.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1156
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_smmcsilva.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.