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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Adolescentes e jovens com deficiência física adquirida por violência : representações sobre deficiência
Título em inglês: Teens and young people with disabilities purchased physical violence : representations about disability
Autor(es): Alves, Fabiana Paulino
França, Inácia Sátiro Xavier de
Costa, Gabriela Maria Cavalcanti
Lopes, Maria Emília Limeira
Baptista, Rosilene Santos
Palavras-chave: Adolescente;Pessoas com Deficiência;Violência
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: ALVES, F. P. et al. Adolescentes e jovens com deficiência física adquirida por violência : representações sobre deficiência. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 600-9, 2013.
Resumo: Objetivou-se compreender as representações sobre deficiência de adolescentes e jovens com deficiência física adquirida por violência. Tratou-se de pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, realizada nas UBSF de Campina Grande, período outubro de 2011 a fevereiro de 2012. No universo de treze sujeitos, nove se constituíram a amostra. Utilizou-se como instrumentos formulário e roteiro de entrevista semiestruturada. Nas entrevistas utilizou-se a Análise de Conteúdo Categorial Temático pautado na Teoria das Representações Sociais. Nos resultados, três categorias enunciaram-se: representações sobre a deficiência a partir das alterações anatomofuncional; representações dos sentimentos vivenciados com a deficiência e ausência da representação do termo deficiência. A deficiência física adquirida na adolescência ou juventude em decorrência da violência traz marca indelével, representando dificuldades e limitações biopsicossociais, comprometendo a qualidade de vida.
Abstract: This study aimed to understand the representations of disability of adolescents and young people with disabilities acquired by violence. It was exploratory, descriptive, qualitative study was conducted in UBSF of Campina Grande, the period October 2011 to February 2012. In the universe of thirteen subjects, nine constituted the sample. Used as instruments form and semi-structured interviews. In the interviews we used the Content Analysis Categorical Theme ruled in the Theory of Social Representations. In the results, enunciated three categories are: representations on disability from anatomic changes; representations of feelings experienced disability and lack of representation of the term disability. The disability acquired in adolescence or youth as a result of violence brings indelible mark, representing biopsychosocial difficulties and limitations, compromising the quality of life.
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo comprender las representaciones de la discapacidad de los adolescentes y jóvenes con discapacidades adquiridas por la violencia. Fue exploratorio, descriptivo, cualitativo, realizado en UBSF de Campina Grande, el periodo de octubre 2011 a febrero 2012. En el universo de trece temas, nueve constituyeron la muestra. Se utiliza como forma de instrumentos y entrevistas semi-estructuradas. En las entrevistas se utilizó el análisis de contenido categorial temático falló en la Teoría de las Representaciones Sociales. En los resultados, enunció tres categorías: representaciones sobre la discapacidad a partir de los cambios anatómicos, representaciones de discapacidad experimentado sentimientos, la falta de representación de la discapacidad a largo plazo. La discapacidad adquirida en la adolescencia o la juventud como consecuencia de la violencia trae marca indeleble, lo que representa dificultades biopsicosociales y limitaciones, lo que compromete la calidad de vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11659
ISSN: 2175-6783 On line
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