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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desvelando o processo de morrer na adolescência : a ótica da equipe de enfermagem
Título em inglês: Revealing the process of dying in adolescence : the nursing team´s point of view
Autor(es): Moro, Cristiane Rossi
Almeida, Inez Silva de
Rodrigues, Benedita Maria Rego Deusdará
Ribeiro, Iris Bazílio
Palavras-chave: Adolescente;Morte;Atitude Frente a Morte
Data do documento: 2010
Citação: MORO, C. R. et al. Desvelando o processo de morrer na adolescência : a ótica da equipe de enfermagem. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 48-57, jan./mar. 2010.
Resumo: Acompanhar o morrer na adolescência foge aos padrões da vida, mesmo para a equipe de saúde que lida rotineiramente com essa realidade. Neste contexto, o estudo teve como objetivo compreender o signifi cado do processo de morrer na adolescência na ótica da equipe de enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos foram seis técnicos e quatro enfermeiros. Os resultados evidenciaram quatro categorias. Ao ver o adolescente morrendo, os profi ssionais: vivenciam a impotência; apoiam-se na crença; colocam-se como familiar; expressam difi culdade em aceitar a morte do adolescente. Conclui-se que os profi ssionais de enfermagem, diante da realidade da morte de adolescentes, experienciam questões existenciais. Há necessidade de inovações a partir das discussões e refl exões acerca do cuidado do ser adolescente frente à morte e ao morrer. É fundamental que a equipe de enfermagem se aproprie dessa temática, se instrumentalizando técnica e emocionalmente para cuidar do ser em sua fi nitude.
Abstract: To follow the process of dying in adolescence is out of all the standards of life, even for the health team that deals routinely with such reality. In this context, the study had as objective to understand the meaning of the dying process in adolescence according to the nursing team’s point of view. The methodological reference used in this research was the phenomenology and the subjects were six techniques and four nurses. The results evidenced four categories. By seeing an adolescent dying, the professionals: experience impotence; fi nds support in the belief; play the role of a relative and express diffi culties in accepting the adolescent´s death. The conclusion is that the nursing professionals, facing the reality of the adolescents´ death, experience existential questions. There is need for innovation from the discussions and refl ections about care of being adolescent facing death and at dying. It is fundamental that the nursing team seizes this subject, getting prepared technically and emotionally to look after the human being in full.
Resumen: Acompañar el morir en la adolescencia huye a los moldes de la vida, mismo para el equipo de salud que lidia de modo rutinero con esa realidad. En este contexto, el estudio tuvo como objetivo comprender el signifi cado del proceso de morir en la adolescencia desde el punto de vista del equipo de enfermería. El referencial metodológico utilizado fue la fenomenología y los sujetos fueron seis técnicos y cuatro enfermeros. Los resultados evidenciaron cuatro categorías. Al ver al adolescente muriendo, los profesionales: conviven con la impotencia; se apoyen en la creencia; se colocan como familiar; expresan difi cultad en aceptar la muerte del adolescente. Se concluye que los profesionales de enfermería, frente a la realidad de la muerte de adolescentes, perciben cuestiones existenciales. Hay necesidad de innovaciones a partir de las discusiones y refl exiones acerca del cuidado del ser adolescente frente a la muerte y al morir. Es fundamental que el equipo de enfermería se apropie de esa temática, se instrumentalice técnica y emocionalmente para cuidar del ser en su fi nitud.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11869
ISSN: 2175-6783 On line
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