Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11879
Título: Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise
Título em inglês: The feelings of patients assisted with fun activities during the hemodialysis session
Autor(es): Teixeira, Renata Brites
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Palavras-chave: Enfermagem
Humanização da Assistência
Recreação
Data do documento: Jan-2011
Editor: Rev Rene
Citação: TEIXEIRA, R. B.; RESCK, Z. M. R. (2011)
Resumo: Este estudo tem como objetivo apreender os sentimentos gerados por atividades lúdicas desenvolvidas durante a hemodiálise. Adotou-se a abordagem qualitativa fenomenológica, considerando 12 clientes que se encontravam durante o tratamento hemodialítico em um Hospital Geral, de médio porte, situado em Alfenas, Minas Gerais. Utilizou-se entrevista aberta com a seguinte questão norteadora: Como você se sente com as atividades lúdicas desenvolvidas durante a sessão de hemodiálise? Foram apreendidos na totalidade das entrevistas somente sentimentos positivos, estes expressos pelos núcleos de sentidos: felicidade/alegria; entretenimento/ diversão; amizade/gratidão. O desenvolvimento de atividades lúdicas mostrou-se benéfico, despertando alegria, risos e amenizando as quatro horas de hemodiálise. Os relatos obtidos mostram a importância do desenvolvimento do vinculo, da escuta e da humanização estabelecidos por atividade extensionista, como articuladora no processo de cuidar e, ainda permite a implementação de estratégias para o fortalecimento do processo de humanização da assistência.
Abstract: This study aims to capture the feelings generated by recreational activities during hemodialysis. We adopted a phenomenological qualitative approach, considering 12 patients who were doing hemodialysis in an average size general hospital, located in Alfenas Minas Gerais. An interview was opened with the following question. How do you feel about the recreational activities during the dialysis session? In all the interviewed people only positive feelings were expressed, like the following: happiness/joy, entertainment/ fun, friendship and appreciation. The development of recreational activities proved to be beneficial arousing joy and laughter to brighten up the four hours of dialysis. The reports obtained show the importance of developing the bond and listening. The humanization established by extension activities as organizer in the care process allows the implementation of strategies for strengthening the process of care quality. The development of recreational activities proved to be beneficial, awakening joy, laughter and soothing the four hours of hemodialysis. The reports obtained show the importance of developing the bond of listening and of the humanization established by extension activities as organizer in the care process and also enables the implementation of strategies for strengthening the process of care quality.
Resumo em espanhol: Este estudio tiene como objetivo captar los sentimientos generados por las actividades lúdicas desarrolladas durante la hemodiálisis. Hemos adoptado el enfoque fenomenológico cualitativo, considerando 12 clientes que estaban durante el tratamiento de hemodiálisis en un Hospital General, de porte medio, situado en Alfenas, MG. Se utilizó la entrevista abierta con la siguiente pregunta: ¿Cómo se siente con las actividades lúdicas desarrolladas durante la sesión de hemodiálisis? Fueron captados en todas las entrevistas sólo sentimientos positivos expresados por los núcleos de sentidos: la felicidad/alegría, entretenimiento/diversión; amistad y gratitud. El desarrollo de actividades lúdicas se mostró provechoso, despertando alegría, risas y entreteniendo las cuatro horas de hemodiálisis. Los relatos obtenidos indican la importancia del desarrollo del vínculo, del dar oídos y de las humanizaciones establecidas por la actividad de extensión, como enlace en el proceso de cuidar y hasta permite la aplicación de estrategias para fortalecer el proceso de humanización de la asistencia.
Descrição: TEIXEIRA, R. B.; RESCK, Z. M. R. Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise. Rev. Rene, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 120-126, jan./mar. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11879
ISSN: 2175-6783 online
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_rbteixeira.pdf564,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.