Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1193
Título: INTEGRAÇÃO DOS INDICADORES GEOAMBIENTAIS DE FLUTUAÇÕES DO NÍVEL RELATIVO DO MAR E DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO LITORAL CEARENSE
Autor(es): Meireles, Antonio Jeovah de Andrade
Arruda, Maíra Gomes Cartaxo de
Gorayeb, Adryane
Thiers, Paulo Roberto Lopes
Palavras-chave: Evolução costeira
Mudanças no nível do mar
Flutuações climáticas
Data do documento: 2005
Editor: Revista Mercator
Resumo: A pa r t i r dos e s tudos dos a spe c tos mor fogenéticos evidenciados em cada um dos geoelementos tratados como indicadores das mudanças do nível relativo do mar e do clima, foi possível definir uma primeira curva de mudanças do nível do mar para a costa cearense. Foram definidas três gerações de dunas, paleomangue, antigos n í v e i s d e c o r a i s , r o c h a s d e p r a i a , p a l e o f a l é s i a s e plataformas de abrasão marinha que evidenciaram estados de regressão marinha depois do máximo do último interglacial. Desta forma, foi possível sistematizar as informações sobre processos costeiros e geomorfologia litorânea de cráter regional e local; identificar e classificar as formas, os materiais e os agentes da dinâmica costeira; interpretar os dados gerados no terreno e no laboratório, para uma abordagem integrada do conjunto morfológico; estabelecer as características físicas, morfológicas, dinâmicas, sedimentológicas e a idade dos indicadores de mudanças do nível relativo do mar durante as últimas fases do Quaternário; elaborar um modelo evolutivo paleogeográfico e paleoclimático para o litoral cearense.
Resumo em espanhol: A partir de los estudios de los aspectos morfogenéticos evidenciados en cada uno de los geoelementos definidos como indicadores de los cambios eustáticos y del clima, ha sido posible definir una primera curva del cambio relativo del nivel del mar para a costa cearense. Junto a estos indicadores están tres generaciones de dunas, paleomanglar, antiguos niveles de corales, rocas de playa, paleoacantilados y plataformas de abrasión marina que han evidenciado estados de regresión marina despeús del máximo del último interglaciar. De esta forma, fue posible sistematizar las informaciones sobre procesos costeros y geomorfología litoral de carácter regional y local; identificar y clasificar las formas, los materiales y los agentes de la dinámica costera; interpretar los datos generados en el terreno y en el laboratorio, para un abordaje integrado del conjunto morfológico; establecer las características físicas, morfológicas, dinámicas, sedimentaria y edad de los indicadores del cambio relativo del nivel del mar, durante las últimas fases del Cuaternario y e l abor a r un mode lo evolut ivo pa l eogeogr á f i co y paleoclimático para el litoral cearense.
Descrição: MEIRELES, A. J. A. ; ARRUDA ; GORAYEBE, A. ; THIERS . Integração dos indicadores geoambientais de flutuação do nível relativo do mar e de mudanças climáticas no litoral cearense. Mercator, v. 8, p. 109-134, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1193
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTEGRACAO DOS INDICADORES GEOAMBIENTAIS DE.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.