Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1194
Título: Setor Hoteleiro na Zona de Praia do Meireles – Fortaleza, Ceará, Brasil.
Título(s) alternativo(s): Sector Hotelera En La Zona de Playa de Meireles - Fortaleza, Brasil.
Autor(es): Holanda, Ana Karine Cavalcante
Orientador(es): Dantas, SECTOR HOTELERA EN LA ZONA DE PLAYA DE Meireles - Fortaleza, Brasil.
Palavras-chave: Valorização do Litoral
Rede Hoteleira - Fortaleza
Data do documento: 2008
Citação: HOLANDA, A.K.C. (2008)
Resumo: O trabalho “Setor Hoteleiro na Zona de Praia do Meireles – Fortaleza, Ceará, Brasil” tem como discussão inicial a descoberta do litoral pela sociedade fortalezense, perpassada pelas transformações a partir da nova concepção do mar até a incorporação da atividade turística, principalmente após segunda metade da década de 1980. Portanto, o bairro que merece destaque no referido trabalho é o Meireles, por atualmente concentrar a rede hoteleira da cidade. Essa atividade é de fundamental importância para o fenômeno do turismo, pois o turista é aquele que passa pelo menos uma noite no local de destino, o que seria impossível se não fossem os hotéis, pousadas e flats. Com isso, o trabalho busca identificar esses estabelecimentos, principalmente os hotéis, por causa do grande número em um único bairro da cidade. Também merece destaque a Av. Beira-Mar do referido bairro, por concentrar os melhores hotéis de Fortaleza, bem como também pela sua função de distribuição do fluxo diário de turistas para outros municípios litorâneos.
Resumo em espanhol: El trabajo “Sector Hotelero en la Zona de Playa de Meireles - Fortaleza, Ceará, Brasil” tiene como discusión inicial el descubrimiento del litoral por la sociedad fortalezense, atravesado por las transformaciones a partir de la nueva concepción de mar hasta la incorporación de la actividad turística, principalmente después de la segunda mitad de la década de 1980. Por tanto, el barrio que merece énfasis en dicho trabajo es Meireles, por actualmente concentrar la red hotelera de la ciudad. Esa actividad es de fundamental importancia para el fenómeno del turismo, pues el turista es aquél que pasa por lo menos una noche en el sitio de destino, lo que sería imposible se no fueran los hoteles, posadas y pisos. Con eso, el trabajo busca identificar esos establecimientos, principalmente los hoteles, a causa del gran número de unidades en un único barrio de la ciudad. También merece remarco la Av. Beira-Mar del referido barrio, por concentrar los mejores hoteles de Fortaleza a la vez por su función de distribución del flujo diario de turistas para otros municipalidades litorales.
Descrição: HOLANDA, A. K. C. Setor Hoteleiro na Zona de Praia do Meireles – Fortaleza, Ceará, Brasil. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1194
Aparece nas coleções:DGR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_akcholanda.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.