Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11968
Título: O ensino agrícola no Brasil: uma estratégia educacional
Autor(es): ARGUMEDO, Manuel Alberto
Palavras-chave: Ensino agrícola
População rural
Estrutura agrária local
Modelo escola-fazenda
Escola agrícola
Data do documento: 1983
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: ARGUMEDO, M. A. (1983)
Resumo: Na base de qualquer política de ensino agrícola acha-se uma definição a respeito dos objetivos destas ações educativas específicas, o que conduz à determinação de uma estrutura institucional que seja coerente com os objetivos que se procura atingir. Ora, a formulação dessa política necessita dispor de uma série de informações básicas que orientem a seleção de alternativas. Por uma parte, deverá analisar-se a situação sócio- econômica das populações rurais, a realidade da produção agropecuária da região, com especial atenção às políticas do Estado referentes ao setor primário, o tipo de inserção da instituição educativa como unidade produtiva na estrutura agrária local e as possibilidades reais de trabalho dos egressos. Este tipo de informações permitirá formular alternativas de ação realistas e integradas nas políticas globais do Estado que visam a dar uma resposta ao problema agrário nacional...
Descrição: ARGUMEDO, Manuel Alberto. O ensino agrícola no Brasil: uma estratégia educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 55-90, 1982/1983.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11968
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_maargumedo.pdf17,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.