Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11971
Título: Universidade Federal do Ceará, agente redistribuidor ou concentrador de renda?
Autor(es): GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque
Palavras-chave: Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Trabalho do vestibulando
Freqüência a cursinho
Renda mensal familiar
Concentração de renda
Data do documento: 1983
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: GUIMARÃES, M. T. A. (1983)
Resumo: A questão tratada neste trabalho refere-se ao tema educação e desigualdade. A evolução desse tema junto ao pensamento econômico remonta a ADAM SMITH, DAVID RICARDO, ALFRED MARSHALL e KARL MARX. Modernamente, surgiu uma corrente de economistas demonstrando que a educação é um fator determinante do crescimento econômico e que uma alteração da distribuição de capital humano iria diminuir as desigualdades de renda entre as diversas camadas sociais da população. Esta é a concepção básica da chamada Teoria do Capital Humano. É evidente que não podemos tornar a educação a única responsável pela solução dos problemas sócio-econômicos de um povo, principalmente quando se trata da formação social de uma economia capitalista dependente, como é o caso do Brasil. Neste país muita ênfase tem sido dada à questão da democratização do ensino, pelo menos a nível de plano do governo federal, no sentido de proporcionar a "redução das desigualdades sociais, voltando-se (a educação) preferencialmente para a população de baixa renda"...
Descrição: GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. Universidade Federal do Ceará, agente redistribuidor ou concentrador de renda? Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 39-48, 1982/1983.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11971
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_mtaguimaraes.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.