Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
Title in Portuguese: Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança.
Author: Pinto, Leonel Correia
Keywords: Ciências Humanas
Metodologia da Compreensão Existencial
CSA - conhecer, sentir e agir
Domínio Psíquico
Psicossistema
Issue Date: 1983
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: PINTO, Leonel Correia. Sobre a indevida utilização do “método truncado” pelos professores, psicólogos/psicoterapeutas e agentes sociais de mudança. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 21-38, 1982/1983.
Abstract in Portuguese: O conceito de método, ou metodologia, em ciência está ligado a uma lógica (dialética, dinâmica ou relação) entre: o objeto real visado por uma ciência, o instrumento ou instrumentos nela utilizados e os fins colimados pelo Sujeito que pratica o método. Para tudo isto usa-se, às vezes, o conceito mais amplo de metodologia, reservando "método" para o instrumento ou sequência de procedimentos. Teorias referentes a métodos têm caído muito em descrédito, nas Ciências Humanas, em razão de que não é possível ver, com exatidão aceitável, a que atribuir os resultados práticos - se aos "bons ou maus" métodos, ou às pessoas "boas ou más" que dizem fazer uso deles...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11972
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983_art_lcpinto.pdf8,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.