Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1199
Título: A pragmática da linguagem em Karl-Otto Apel
Autor(es): RODRIGUES, Adriano Messias
Palavras-chave: Ética do discurso
Reviravolta linguística
Pragmática transcendental
Data do documento: 2010
Editor: http://www.anpof.org.br/encontros
Resumo: No contexto da filosofia da linguagem, a partir do pensamento de K.-0. Apel, podemos perguntar: o que tem prioridade do ponto de vista metodológico,na questão da constituição do sentido e significados linguísticos? A intencionalidade da consciência ou a pragmática da linguagem? Noutras palavras, o que é mais importante para fundamentar uma teoria dos significados linguísticos? A fixação do significado dos signos no sentido das convenções linguísticas? Ou, o significado que damos aos signos a partir das intenções pré- linguísticas da consciência? Para K.-0. Apel torna-se imposível o acesso aos fatos do mundo de forma imediata, ou num sentido pré-linguístico. Para ele não podemos conhecer "algo como algo", ou saber alguma coisa sobre os objetos do mundo sem a mediação da linguagem, ou seja, sem uma descrição proposicional do mundo. Apel irá chamar isso de o caráter de "intransponibilidade" ("Unhintergehbarkeit") da linguagem que para ele torna-se um verdadeiro "a priori", pressuposto de todo entendimento mútuo sobre os objetos do mundo. K.-0. Apel irá buscar a superação do binômio sujeito-objeto do solipsismo metódico da filosofia da consciência presente na fase sintático-semântica da "linguistic turn". Para tanto, apoiar-se-á na semiótica tridimensional de Ch. Pierce, criando o binômio sujeito­ cosujeito do discurso comunicativ o. Desloca ndo, dessa forma, a questão das [pretensões de sentido e validade dos enunciados linguísticos, bem como da verdade proposicional, para a esfera da intersubjetividade dialógica, e suas condições transcendentais de possibilidade.
Descrição: RODRIGUES, Adriano Messias. A pragmática da linguagem em Karl-Otto Apel. In: Encontro Nacional ANPOF, XIV, 2010, Águas de Lindóia, SP. Anais ... , Águas de Lindóia, SP, 2010. p.1-13.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1199
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_AMRodrigues_Panpof.pdf7,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.