Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12068
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Les droits de propriete au coeur de la problematique environnementale
Autor(es): Falque, Max
Palavras-chave: Direito ambiental;Direito de propriedade;Bens ambientais;Economia
Data do documento: Jan-2010
Instituição/Editor/Publicador: NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC
Citação: FALQUE, M. (2010)
Resumo: Este artigo visa demonstrar que os direitos de propriedade estão no centro da discussão ambiental. É de extrema importância trazer para a reflexão do direito ambiental as diferentes facetas dos direitos de propriedade. O papel dos instrumentos econômicos, sobretudo os de mercado, é atualmente discutido abertamente (como nas discussões de Kyoto), mas o termo propriedade continua um tabu, uma vez que esquecemos que não há mercado sem direitos de propriedade.
Résumé: Cet article a comme objectif démontrer que les droits de propriété sont au coeur de la réflexion environnementale. Il est de la plus haute importance de recentrer la réflexion et la politique environnementales sur le rôle central des droits de propriété. Certes le rôle des instruments économiques et notamment du marché est désormais ouvertement discuté (Kyoto oblige), mais le mot propriété demeure tabou et on oublie de préciser qu’il n’existe pas de marché sans droits de propriété à échanger .
Descrição: FALQUE, Max. Les droits de propriete au coeur de la problematique. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.30, n.1, 2010, p.247-258.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12068
ISSN: 18073840
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_mfalque.pdf284,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.