Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
Autor(es): Pinto, Leonel Correia
Palavras-chave: CSA da experiência integrada;CSA da aprendizagem humana;Modelo TSIN;Avaliação humanista;Método da compreensão existencial
Data do documento: 1984
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: PINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984.
Resumo: Nosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_lcpinto.pdf10,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.