Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12086
Título: De Portugal ao Brasil; algumas considerações em torno dos motivos da instalação da Companhia de Jesus no Brasil
Autor(es): FEITOSA, Aécio
Palavras-chave: Companhia de Jesus ao Brasil
Cristianismo
Coroa portuguesa
Jesuítas no Brasil
Data do documento: 1984
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: FEITOSA, A. (1984)
Resumo: Historicamente, a descoberta do Brasil pelos navegadores portugueses em 1500 se prende à expansão mercantilista que caracterizou os países europeus dos séculos XV e XVI. Destes países, a França, a Inglaterra e especialmente Portugal movidos por esta expansão, transformaram-se em pioneiros da navegação marítima, percorrendo "mares nunca d'antes navegados" e instalando colônias na África, na Ásia, na China e nas duas Américas. Decorridos apenas quarenta e nove anos de sua descoberta ou mais precisamente aos 25 de março de 1549, no Arraial do Pereira, na então Capitania da Bahia, desembarcavam no Brasil os primeiros emissários Jesuítas acompanhados do primeiro Governador Geral da colônia, Tomé de Souza. Em terras coloniais brasileiras permaneceram os Padres Jesuítas duzentos e dez anos, ou seja, até 1759, quando vítimas do absolutismo do Ministro do Rei D. José I, Sebastião de Carvalho e Meio (Marquês de Pombal) decretava a expulsão dos missionários de todos os domínios de Portugal...
Descrição: FEITOSA, Aécio. De Portugal ao Brasil; algumas considerações em torno dos motivos da instalação da Companhia de Jesus no Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p.143-151, 1983/1984.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12086
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984-art_afeitosa.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.