Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1220
Título: Caminhos do sagrado: um estudo sobre os vendedores itinerantes em centros de romaria no Estado do Ceará
Título em inglês: Paths of the sacred: a study of the itinerant vendors of pilgrimage State of Ceará
Autor(es): PINTO, Débora Kátia Maia
Orientador(es): PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade
Palavras-chave: Romaria
Vendedores itinerantes
Trabalho
Comerciantes - Ceará - Atitudes
Artigos religiosos - Ceará - Comercialização
Peregrinos e peregrinações cristãs - Aspectos sociais - Ceará
Santuários cristãos - Ceará
Ceará - Usos e costumes religiosos
Pilgrimages
Peddlers
Work
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: PINTO, D. K. M. ; PORDEUS JÚNIOR, I. de A. (2009)
Resumo: Este estudo analisa a participação dos vendedores itinerantes, sobretudo de artigos religiosos, em três centros de romarias do Estado do Ceará: o de Nossa Senhora da Saúde, no Distrito de Olho d‟ Água da Bica, o de padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e o de São Francisco, em Canindé, dada a constância e a circularidade com que eles se deslocam para esses lugares, em obediência ao calendário dos eventos religiosos. A partir da pesquisa de campo, procura-se compreender as relações que se estabelecem entre esses atores, identificando, com base nas suas narrativas, os “tipos” de vendedor, as experiências adquiridas nas viagens e o comércio da devoção. Busca-se ainda analisar as romarias, tomando como referência o tempo do trabalho no espaço da festa e os sentidos que os vendedores lhe conferem.
Abstract: This work analysis the participation of peddlers, above all of religious products, at three pilgrimages places of Ceará State: Our Lady of Health, at Olho d‟Água da Bica district, Father Cícero, at Juazeiro do Norte, and Saint Francis, at Canindé, observing the constancy and the circulate movement of that workers among these places, following the religious dates. Beginning with the camp research we look for the understanding of the relations among these actors, identifying the “kind” of peddlers, the travel experiences and the devotion business, based on their narratives. We also want to analyze the pilgrimages observing the work time at the festival and the meanings that peddlers gave it.
Descrição: PINTO, Débora Kátia Maia . Caminhos do sagrado: um estudo sobre os vendedores itinerantes em centros de romaria no Estado do Ceará. 2009. 183f. Tese(Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós- Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1220
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_ D K M Pinto.pdf5,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.