Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1222
Título: Os últimos serão dos primeiros: uma análise sociológica do uso do celular
Autor(es): NASCIMENTO, Francisca Denise Silva do
Orientador(es): CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de
Palavras-chave: Consumo
Telefonia Móvel
Sociabilidades
Consommation
Mobile
Sociabilité
Telefone celular - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)
Jovens - Efeito das inovações tecnológicas - Fortaleza (CE)
Anúncios e jovens - Fortaleza (CE)
Jovens como consumidores - Fortaleza (CE) - Atitudes
Jovens como consumidores - Fortaleza (CE) - Usos e costumes
Data do documento: 2004
Editor: http://www.teses.ufc.br/
Citação: NASCIMENTO, F. D. S. ; CARVALHO, R. V. A. (2004)
Resumo: A inusitada dimensão das mudanças tecnológicas que marcaram de modo especial a segunda metade do século XX, intensificadas nas primeiras décadas do atual, implicaram em profundas modificações nas vivências pessoais e sociais contemporâneas a elas imprimindo a vertigem da velocidade redimensionado as noções de tempo e espaço. o telefone móvel celular é uma das invenções contemporâneas que trouxe muitas modificações nas relações de sociabilidade. O campo empírico para esse trabalho se deu com alunos entre treze e quinze anos da oitava serie do colégio Farias Brito. Portanto é possível delimitar para o estudo proposto dois eixos de análise que na verdade se apresentam entrelaçados: a) as redes de relacionamentos e de experiências das comunidades ou novas tribos urbanas,alimentadas pelas possibilidades de contato abertas pelo uso do celular; b) a publicidade como forma de produção de sentidos que mais que incentivar o consumo de bens oferece aos destinatários referências identitárias e índices valorativos a partir dos quais estilos de vida são qualificados ou desqualificados. Após a descrição e análise da construção de sentido observadas nas propagandas à luz de diferentes autores que trabalham a análise de discurso entre eles Eliseo Véron, Dominique Maingueneau e Orlandi foi feita uma análise da recepção objetivando entender como a publicidade pode colaborar na atribuição de valores ao telefone celular no que diz respeito às experiências vividas pelos adolescentes mediadas por este aparelho.
Descrição: NASCIMENTO, Francisca Denise Silva do. Os últimos serão dos primeiros: uma análise sociológica do uso do celular. 2004. 133f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2004
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1222
Aparece nas coleções:DCSO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_DIS_FSNASCIMENTO.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.