Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12380
Título: Percolação invasiva entre mútiplos poços
Autor(es): Romeu, Mairton Cavalcante
Orientador(es): Araújo, Ascânio Dias
Palavras-chave: Teoria da Percolação
Percolação invasiva
Data do documento: 2007
Citação: ROMEU, M. C. (2007)
Resumo: Nesta dissertação, investigamos por meio de extensiva simulação numérica o processo de invasão que ocorre no interior de um meio poroso desordenado. Neste processo, a invasão começa em um poço denominado de injeção e se estende até atingir outros poços denominados de extração. Em nosso estudo, o poço de injeção está localizado no centro de uma rede quadrada de tamanho L e os quatro poços de extração estão situados simetricamente em torno do poço de injeção a uma distância r deste. Nós estudamos duas estratégias de exploração: (A) todos os poços são perfurados simultaneamente; (B) os poços de extração são perfurados, a medida que a produção através do poço perfurado previamente apresenta um declínio, ou seja, quando a frente de propagação atingir este poço. Quando o modelo de percolação invasiva é aplicado como um modelo simples para simular o deslocamento de um fluido viscoso por meio de um outro fluido menos viscoso, o comportamento da distribuição de massa dos agregados invadidos pertence a diferentes classes de universalidade, dependendo do critério utilizado para finalizar o processo. Nossa análise considera o limite onde a pressão no poço de extração Pe é zero, em outras palavras, a produção para logo que o fluido invasor atingi o poço de extração. Nossos resultados mostram que, como esperado, a probabilidade de pararmos o processo de extração com pequenas quantidades de massa extraída é muito reduzida quando se considera múltiplos poços. Neste trabalho, mostramos também quando é mais eficiente perfurar ou não um poço de extração adicional. Mostramos que a probabilidade de aumentarmos a quantidade de fluido extraída pela adição de um novo poço ao processo depende da quantidade total extraída através do poço perfurado anteriormente. Os resultados obtidos aqui podem ser relevantes para determinar uma estratégia eficiente na exploração de petróleo.
Descrição: ROMEU, Mairton Cavalcante. Percolação invasiva entre mútiplos poços. 2007. 60 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física, Departamento de Física, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12380
Aparece nas coleções:DFI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_mcromeu.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.