Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12455
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos : uma abordagem Freireana
Título em inglês: Use of educational technology with oncological teens : a freirean approach
Autor(es): Moreira, Camila Brasil
Mendes, Igor Cordeiro
Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Bezerra, Karine de Castro
Magalhães, Natália Assunção Leite
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Palavras-chave: Educação em Saúde;Neoplasias;Adolescente;Enfermagem
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: MOREIRA, C. B. et al. Utilização de tecnologias educativas com adolescentes oncológicos : uma abordagem Freireana. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 463-9, 2012.
Resumo: O objetivo do estudo consiste em descrever a utilização de tecnologias educativas através da realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Trata-se de um estudo transversal, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em um Instituto de Referência em Tratamento Oncológico para crianças e adolescente, em maio de 2011, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, ofertada no quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os relatos foram descritos na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: higiene pessoal; autoestima; conceito de saúde. No grupo de adolescentes, observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica, sendo trabalhadas as temáticas de forma interativa e informativa.
Abstract: The objective of this study is to describe the use of educational technologies by conducing health education activities based on the theoretical and methodological reference of Paulo Freire. It is a cross-sectional study of an experience report with qualitative approach, carried out in a Referral Institute in Cancer Treatment for children and adolescents, in May 2011, as an activity of internship of the obligatory discipline “Nursing in the Process of Taking Care of Adolescents”, offered on the 5th semester of the Nursing Under Graduation course of UFC. The reports were described in the chronological order of implementation of the educational strategies, addressing respectively the following themes: personal hygiene, self-esteem and concept of health. In the group of adolescents, it was observed a greater appreciation and interest in the issues addressed when presented in a playful and dynamic way, the issues were addressed in an interactive and informative way.
Resumen: El objetivo fue describir el uso de tecnologias educativas a través de la realización de actividades de educación en salud basada en el referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Estudio transversal, cualitativo que decribe experiência realizada en Instituto de Referencia en Tratamiento del Cáncer de niños y adolescentes, en mayo de 2011, como actividad de prácticas de la disciplina Enfermería en el Proceso de Cuidar de Adolescentes, ofrecida en el quinto semestre de Enfermería de la Universidad Federal del CearáUFC. Los relatos fueron descriptos en orden cronológica de las actividades, donde se abordaron los temas: higiene personal, autoimagen y concepto de salud. En el grupo de adolescentes, se observó mayor valorización e interés en los temas cuando presentados de manera lúdica y dinámica, trabajados interactiva e informativamente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12455
ISSN: 2175-6783 online
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_cbmoreira.pdf252,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.