Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1252
Título: Para além do sagrado - tradições religiosas e novas formas de sociabilidade: a festa de santo Antonio de Barbalha-Ce
Título em inglês: Beyond the sacred - religious traditions and new forms of sociability: the feast of saint Antonio of Barbalha-CE
Autor(es): OLIVEIRA, Antonio Glauber Alves
Orientador(es): BARREIRA, César
Palavras-chave: Manutenção
Transformação
Manifestações Culturais
Festa
Barbalha
Antonio,de Pádua, Santo,1195-1231
Festas religiosas - Igreja Católica
Festas religiosas - Aspectos sociais - Barbalha (CE)
Festas folclóricas - Aspectos sociais - Barbalha (CE)
Barbalha (CE) - Usos e costumes religiosos
Maintenance
Transformation
Manifestations of culture
Feast
Barbalha
Data do documento: 1999
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA, A. G. A. ; BARREIRA, C. (1999)
Resumo: A partir do pressuposto de que a reprodução cultural se efetiva através da dinâmica relação entre tradição e mudança, o presente estudo objetiva refletir sobre os processos de manutenções e transformações dos sentidos das manifestações culturais, tomando como caso específico a festa do padroeiro de Barbalha (Santo Antônio), cidade localizada na região sul do Ceará. Na tentativa de investigar os sentidos daquela manifestação cultural para a comunidade que a produz, considerou-se ainda outros aspectos que a insere num contexto sociocultural mais amplo. Dessa forma, privilegiou-se um diálogo entre conceitos e métodos da Antropologia, Sociologia e História, procurando estabelecer uma ligação entre passado e presente, erudito e popular, cotidiano e extraordinário, individual e coletivo. Assim, evidenciaram-se as matrizes culturais das festas de santo brasileiras, que remontam ao período da colonização, a qual trouxe consigo resíduos culturais da época medieval, além de analisar as transformações socioculturais, sofridas tanto na sociedade barbalhense, como na festa do seu padroeiro. Isso feito desvendou-se o ciclo de preparação e realização. da festa de santo Antônio, em Barbalha, com o intuito de detectar não só as mudanças do seu significado, mas sobretudo apontando aqueles que permanecem.
Descrição: OLIVEIRA, Antonio Glauber Alves. Para além do sagrado - tradições religiosas e novas formas de sociabilidade: a festa de Santo Antonio de Barbalha-Ce. (1999). 188 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE,1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1252
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dis_2011_ AGA.Oliveira.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.