Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1253
Título: De volta aos embalos de sábado à noite: a dança de salão na terceira idade
Autor(es): NASCIMENTO, Francisca Denise Silva do
Orientador(es): CARVALHO, Rejane Vasconcelos Accioly de
Palavras-chave: Terceira idade
Gênero
Consumo
Dança de salão
Personne âgées
Genre
Consommation
Salle de bal
Idosas - Fortaleza (CE)- Atitudes
Consumidoras - Fortaleza (CE) - Atitudes
Dança para idosos - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)
Dança de salão - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)
Identidade de gênero - Fortaleza (CE)
Velhice - Aspectos sociais - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br/
Citação: NASCIMENTO, F. D. S. ; CARVALHO, R. V. A. (2011)
Resumo: Esta tese relaciona três categorias de análise: velhice, gênero e consumo que serão analisadas através da dança de salão, atividade exercida pelo grupo estudado e que tem apontado mudanças nas formas de administração da velhice nos dias atuais. A pesquisa em questão busca, entre outros objetivos, compreender a relação entre a “velhice feliz” e o investimento mercadológico que se pode perceber nas últimas décadas quando nos referimos a segmentos etários acima de sessenta anos provenientes de classes média e alta. A pesquisa empírica direcionou-se para mulheres que quebraram os padrões que um dia lhes foram impostos negociando com os costumes antigos, resgatando-os à sua maneira, de acordo com sua conveniência. O objetivo geral da pesquisa é compreender como o investimento mercadológico na terceira idade produz um estilo de vida que interfere nas representações sociais que as mulheres que acompanham o circuito da dança de salão têm acerca do envelhecimento. Entre os objetivos específicos destaco: traçar as trajetórias dessas mulheres que praticam a dança de salão e a usam este artifício como forma de alcançar prazer; caracterizar os bailes da terceira idade como espaços de novas sociabilidades para o grupo estudado e perceber a influência do consumo de serviços como condição de um estilo de vida desejado. A metodologia foi qualitativa, já que itens como representações sociais de gênero, velhice e consumo foram trabalhados. A técnica escolhida para a coleta de dados foi entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. A coleta de dados revelou como a dança de salão modifica o olhar que estas mulheres têm de si e que esta prática aumenta-lhes a auto-estima fazendo com que reconstruam sua identidade.
Descrição: NASCIMENTO, Francisca Denise Silva do. De volta aos embalos de sábado à noite: a dança de salão na terceira idade. 2011. 235f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1253
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Tese_FDSNascimento.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.