Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12629
Tipo: Artigo de Evento
Título: “Raio de influência”: um método de agrupamento alternativo para análise de cluster
Autor(es): Castro, Bruno Monte de
Freitas, Silvia Maria de
Prata, Bruno de Athayde
Evangelista, George Leitão
Palavras-chave: Análise de cluster;Medidas de similaridade;Método híbrido
Data do documento: 23-Jul-2010
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio Brasileiro de Probabilidade e Estatística
Citação: CASTRO, B. M. et al. "Raio de influência": um método de agrupamento alternativo para análise de cluster. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 19., 2010, Campinas. Anais... Campinas: Sinape, 2010.
Resumo: A análise multivariada, de uma maneira geral, refere-se a todos os métodos estatísticos que, de forma simultânea, analisam múltiplas variáveis em relação aos objetos em investigação. Dentre esses métodos, destaca-se a análise de cluster ou agrupamento, que se aplica em diversas áreas. As técnicas de análise de cluster têm a função de organizar, em grupos disjuntos, os objetos em estudo, de forma que os mesmos apresentem semelhanças entre si – dentro de cada grupo. Essas técnicas dividem-se em hierárquicas e não-hierárquicas, sendo que não existe uma técnica “ótima”, pois ambas apresentam vantagens e desvantagens. Com o interesse em suprir essa falha, é proposto nesse trabalho uma nova abordagem para agrupamentos, unindose as características das duas técnicas na forma de um algoritmo híbrido chamado de Raio de Influência. Um exemplo clássico usado na literatura foi testado, verificando-se e comparando-se os seus resultados com os outros métodos já conhecidos. As comparações feitas são expostas na forma de um gráfico, chamado Dendograma que mostra o layout do agrupamento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12629
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_baprata.pdf419,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.