Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12748
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produção de biodiesel da mamona no Estado do Ceará: o desafio da integração logística na cadeia de produção
Autor(es): Freitas, Luiz Alberto Alencar de
Prata, Bruno de Athayde
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palavras-chave: Cadeia produtiva;Logística;Biodiesel
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR
Citação: FREITAS, L. A. A. ; PRATA, B. A. ; NOBRE JÚNIOR, E. F. Produção de biodiesel da mamona no Estado do Ceará: o desafio da integração logística na cadeia de produção. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 11., 2005, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UNIFOR, 2005.
Resumo: O problema da escassez energética, propiciado pelo processo acelerado de exaustão das fontes de petróleo em nosso planeta, levou diversos países a buscarem outras fontes de energia. A biomassa, ao contrário do que ocorre com fontes energéticas fósseis, é um insumo renovável e menos poluente. Estas características chamaram a atenção de países desenvolvidos e nações como França e Alemanha fazem uso de plantações de oleaginosas para adicionar óleo vegetal ao diesel mineral, compondo o biodiesel. Não obstante a essa tendência, o Brasil começa a dar os primeiros passos nessa direção e o Estado do Ceará está se estruturando para produzir a mamona em larga escala, de modo a atender a demanda dos mercados interno e externo. Este trabalho tem o objetivo de analisar o desafio da integração logística da cadeia produtiva de biodiesel da mamona, sugerindo uma série de políticas que, por conseguinte, propiciarão subsídios à tomada de decisão no setor agroindustrial do Estado do Ceará. Com o intuito de investigar quais os principais gargalos da cadeia em questão, que podem constituir-se como fatores restritivos à produção de biodiesel da mamona, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca de quatro pontos vitais em uma cadeia produtiva: (i) a micro-logística das unidades produtivas; (ii) a macro-logística da cadeia de produção; (iii) a infra-estrutura logística; e (iv) a integração entre produtores, fornecedores e clientes. Os resultados da pesquisa alertam para a necessidade de estratégias espaciais de organização, no tempo e no espaço da atividade econômica global, tratando de questões de infra-estrutura logística, da integração dos agentes da cadeia de produção e da organização espacial através da cadeia como um todo. Como conclusões do estudo realizado, pode-se destacar a importância de investimentos por parte do poder público, visando a implantação, a operação e a gestão de infra-estruturas logísticas da cadeia em questão, de modo a garantir sua eficiência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12748
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_baprata_producao.pdf63,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.