Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12789
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelo de simulação da movimentação de materiais em um canteiro de obras: um estudo ao caso do transporte de concreto
Autor(es): Prata, Bruno de Athayde
Prata, Gustavo Bessa
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Movimentação de materiais;Construção enxuta;Redes de Petri
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio de Engenharia de Produção
Citação: PRATA, B. A. ; PRATA, G. B. ; BARROS NETO, J. P. Modelo de simulação da movimentação de movimentação de materiais em um canteiro de obras: um estudo ao caso do transporte de concreto. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11., 2004, Bauru. Anais... Bauru: 2004. p. 01-11.
Resumo: A produção enxuta (lean production) é uma nova filosofia da produção, tendo seu foco voltado para melhoria da produtividade e para redução de custos através da diminuição de perdas em todo sistema produtivo (materiais, mão-de-obra, capital e equipamentos). A indústria da construção civil é caracterizada por altos indicadores de desperdício, dentre os quais podemos citar: produtos com baixa qualidade, grande ocorrência de patologias construtivas e processos ineficientes e ineficazes. Sendo assim, este setor se apresenta como um campo promissor aos resultados que podem ser obtidos através da aplicação dos conceitos da construção enxuta. A movimentação de materiais é uma das questões que implicam em situações indesejáveis como ociosidade de mão-de-obra e congestionamento de operários diante de recursos compartilháveis. Este trabalho então tem como objetivo idealizar um modelo de simulação da movimentação de materiais em canteiro de obras, aplicando-o ao caso do concreto fabricado in loco. Para atingir tal meta, foi utilizada a técnica das Redes de Petri, técnica de modelagem de sistemas com vasta aplicação em sistemas produtivos. Através do modelo desenvolvido, tornou-se possível o estabelecimento de diversos cenários, obtendo assim uma maior compreensão da dinâmica operacional do sistema modelado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12789
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_baprata_modelo.pdf100,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.