Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1298
Title in Portuguese: Os jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita: o que pensam e fazem professores da educação infantil e do ensino fundamental?
Title: The games in the teaching of learning written language: what to think and make early childhood education teachers and elementary school?
Author: Dias, Alessandra Pereira
Advisor(s): Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Keywords: Medicação pedagógica
Jogos pedagógicos
Linguagem escrita
Jogos no ensino de língua portuguesa
Jogos educativos
Aprendizagem por atividades - Fortaleza (CE)
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Fortaleza (CE)
Crianças - Linguagem
Crianças - Escrita
Professores de educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Atitudes
Professores de ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Atitudes
Análise de interação em educação - Fortaleza (CE)
Prática de Ensino
Issue Date: 2009
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: DIAS, Alessandra Pereira. Os jogos pedagógicos na aprendizagem da linguagem escrita: o que pensam e fazem professores da educação infantil e do ensino fundamental? 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2009.
Abstract in Portuguese: Esse trabalho se propôs a investigar a concepção e uso de jogos pedagógicos no ensino da linguagem escrita por professores de educação infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lúdicos entre a educação infantil e a primeira série do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensão de que não era o jogo em si, mas a situação interativa e simbólica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Os referenciais teóricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histórico cultural de Vygotsky e na teoria sócio antropológica de Brougére. A pesquisa foi realizada utilizando-se observação em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situações de mediação do professor junto aos alunos e identificar as concepções que fundamentam as formas de intervenção pedagógica utilizando recursos lúdicos nesses dois níveis de ensino e as práticas pedagógicas. Na escola pesquisada existia uma preocupação efetiva quanto ao processo continuado de capacitação dos professores e isso possibilitava uma coerência na utilização de recursos didáticos, dentre eles o jogo, e compreensão teórica de sua implicação no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importância de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que são as situações de interação que promovem a aprendizagem e não o uso de material lúdico, reafirmando a visão vygotskiana da centralidade da mediação pedagógica no processo ensino e aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1298
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dis_apdias.PDF8,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.