Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1301
Título: Aspectos da reprodução de Artemia spp. em salinas do Nordeste do Brasil
Título em inglês: Aspects of the reproduction of Artemia Spp in salt ponds of Norheastern Brazil
Autor(es): Klein, Vera Lucia Mota
Palavras-chave: Crustáceo - Nordeste - Brasil
Artemia - Reprodução
Data do documento: 1998
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: KLEIN, V. L. M. (1998)
Resumo: A região Nordeste do Brasil, por suas condições climáticas de baixos índices pluviométricos, altas temperaturas e altos níveis de evaporação, oferece excelentes possibilidades para se instalar salinas e conseqüentemente produzir Artemia. A reprodução é um dos mais importantes aspectos fisiológicos, quando desejamos produzir alguma espécie em larga escala. Embora considerando o potencial produtivo da artemia no Nordeste Brasileiro, poucos estudos foram feitos nesta área. As Artemias estudadas, foram originárias de cinco salinas do Estado do Ceará e cinco do Rio Grande do Norte. As observações em laboratório se iniciaram com a contagem do número de ovos por fêmea de Artemia, seguindo-se da determinação do intervalo entre os períodos reprodutivos, número de náuplios nascidos por período reprodutivo, medida dos ovos e isolamento dos náuplios para ser observado se havia partenogênese. O número de ovos por fêmea revelou diferenças estatisticamente significantes entre os locais estudados. O intervalo entre os períodos reprodutivos, diâmetro dos ovos e o número de náuplios nascidos no período reprodutivo não representaram variações estatisticamente significantes. Todas as populações de Artemia estudadas mostraram ser bisexuais.
Descrição: KLEIN, Vera Lucia Mota. Aspectos da reprodução de Artemia spp. em salinas do Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.31, p. 73-81, 1998.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1301
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_vlmklein.pdf472,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.