Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13093
Título: Pensamento, linguagem e comunicação - abordagem piagetiana
Autor(es): OLIVEIRA, Glaucinete Barros de
Palavras-chave: Pensamento
Linguagem
Comunicação
Psicomotricidade
Reações comportamentais
Data do documento: 1985
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: OLIVEIRA, G. B. (1985)
Resumo: Neste artigo pretende-se mostrar a importância da psicomotricidade na formação do pensamento; analisar o paralelismo entre as estruturas mentais e as estruturas de pensamento; o pensamento e os diversos estágios de desenvolvimento da linguagem; o pensamento e as reações comportamentais. Estas considerações teóricas, limitadas à compreensão do pensamento infantil, servirão como fundamento para orientações no ensino da linguagem. Apresentar-se-á uma relação de material didático adequado ao desenvolvimento da linguagem e algumas situações de aprendizagem que possam promover a descentração do pensamento. Nas conclusões, explicitar-se-á a importância da ação da construção dos esquemas físicos e na aquisição de noções elementares e posterior desenvolvimento do pensamento lógico-verbal...
Descrição: OLIVEIRA, Glaucinete Barros de. Pensamento, linguagem e comunicação - abordagem piagetiana. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 45-61, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13093
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_art_gboliveira.pdf8,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.