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Título: A expansão da educação superior como política de inclusão social: estudo de caso da Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral
Título em inglês: The expansion of higher education and social inclusion policy: a case study from the Federal University of Ceará / Campus Sobral
Autor(es): BANDEIRA, Ângela Aparecida Patrício
Orientador(es): VIDAL, Eloisa Maia
Data do documento: 2015
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: BANDEIRA, A. A. P.; VIDAL, E. M. (2015)
Resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa Políticas Públicas da Educação Superior, do programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, da Universidade Federal do Ceará. O objetivo em abordar o tema “expansão do ensino superior e inclusão social” é trazer novos elementos para o debate sobre a educação superior no Brasil, sobretudo na última década, embora, para que pudéssemos compreender todo o processo de expansão e interiorização da educação brasileira, tenhamos nos debruçado sobre os primórdios da história da educação no país. A centralização do trabalho ocorre nas políticas de educação implementadas, em especial nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), destacando-se aí as legislações, programas e ações que contribuíram para essa expansão. Trata-se de um estudo de caso: Universidade Federal do Ceará, primeira universidade federal do Ceará e precursora da interiorização do ensino superior no estado. O campus avançado escolhido foi o da cidade de Sobral, distante a 238 km da capital, Fortaleza. Ele utiliza como metodologias: a pesquisa documental, a pesquisa exploratória, numa abordagem quanti-qualitativa e a análise multivariada de dados. Com a análise dos dados sobre o perfil socioeconômico dos discentes e seus pais, além da origem da escolaridade desses estudantes e renda familiar, pudemos identificar que a maioria dos estudantes do campus de Sobral é da região Nordeste, da capital do estado do Ceará, Fortaleza, e o curso de Medicina é o que possui mais estudantes com maior renda familiar. Entretanto, a maior parcela dos estudantes do campus de Sobral pertence à classe D. Esses e outros dados pesquisados nos dão elementos para avaliar se a política de expansão e interiorização da educação superior está atendendo a seu maior objetivo, que é o de promover a democratização desse nível de ensino.
Abstract: The following study has a link with the Public Higher Education Policies, from the Professional Master’s Degree program in Public Policy and Management of Higher Education, from the Federal University of the State of Ceará. The purpose in approaching the theme “expansion of the higher education and social mobility” is to bring new elements to debate higher education in Brazil, especially in the last decade, although in order to understand all the expansion as well as internalization of Brazilian education process, we have leant in the early days over the history of education in our country. The centralization of the work occurs in education policies that are implemented, especially in the governments of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), highlighting legislations, programs and actions that contributed to this expansion. It is a case study: Federal University of Ceará, the first federal university of Ceará and precursor of higher education internalization in the State. The chosen advanced campus was from the city of Sobral, 238km away from the capital, Fortaleza. It uses as methodologies: documentary research, exploratory research, in a quantitative and qualitative approach, and the multivariate data analysis. With the analysis of data about the socioeconomic profile of students and their parents, besides the precedence of the education of these students and their family income, we could identify that most of the students from the campus of Sobral are from Northeast, from the capital in the State of Ceará, Fortaleza, and the medicine course is the one that has more students with higher family income. However, most part of the students from the campus of Sobral belongs to the sub-class. These and other surveyed data give us an outline to assess if the internalization, as well as education policies of higher education, is attending to its biggest goal, which is promoting democracy at this level of education.
Descrição: BANDEIRA, Ângela Aparecida Patrício. A expansão da educação superior como política de inclusão social: estudo de caso da Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral. 2015. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13207
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