Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13227
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Identificação do layout adequado em uma empresa de tecnologia eletrônica
Autor(es): Souza Júnior, José Almir de
Andrade, Mayara Helen Soares de
Carmo, Breno Barros Telles do
Santiago, Kamilla Giló
Albertin, Marcos Ronaldo
Palavras-chave: Layout celular e funcional;Competitividade;Redução da movimentação
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Sistemas & Gestão
Citação: SOUZA JÚNIOR, J. A. et al. Identificação do layout adequado em uma empresa de tecnologia eletrônica. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2012.
Resumo: Atualmente, observa-se uma competitividade imposta pela economia globalizada que faz com que as empresas busquem a produção de produtos cada vez melhores e com menor custo. A redução de custos pode advir da localização dos recursos de produção, representando uma vantagem competitiva para as empresas, com a redução de custos de movimentação dentro do sistema produtivo. Assim, o presente artigo tem por objetivo fazer um estudo e mudança de arranjo físico em uma empresa de tecnologia eletrônica. Logo, optouse em trabalhar com dois tipos de layout, o funcional e o celular. No fim, escolheu-se o arranjo funcional, pois como os itens fabricados possuiam processos com necessidades similares, a redução de custos advinda da movimentação foi obtida quando os equipamentos foram localizados próximos um ao outro, beneficiando a utilização dos recursos materiais e transformadores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13227
Aparece nas coleções:GESLOG - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_mralbertin.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.