Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13245
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Melhoria da qualidadede uso em portais web de organizações públicas e privadas através da avaliação contínua de usabilidade
Autor(es): Barbosa, Thiago Nogueira
Lima, Alberto Sampaio
Palavras-chave: Usabilidade;IHC;qualidade de software;comércio eletrônico
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Citação: BARBOSA, Thiago Nogueira; LIMA, Alberto Sampaio. Melhoria da qualidade de uso em portais web de organizações públicas e privadas através da avaliação contínua de usabilidade. Revista eletrônica Acta Sapientia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em : <http://www.poleduc.ufc.br/revista/index.php/actasap/article/view/4/5>. Acesso em: 08 set. 2015.
Resumo: Testes de usabilidade de software impactam diretamente em sua qualidade. Devido à dinamicidade do ambiente web, as organizações públicas e privadas que atuam na internet necessitam continuamente manter seus sistemas agradáveis no ponto de vista do usuário e fáceis de serem usados. Nesta pesquisa foi realizada uma avaliação de usabilidade de um portal de comércio eletrônico consagrado no mercado com base na associação da avaliação heurística e testes de laboratório. Os resultados, apesar de positivos, indicaram a existência de pontos que ainda necessitam atenção dos projetistas, mostrando a importância da avaliação contínua de usabilidade para a melhoria da qualidade de sistemas web.
Abstract: Software usability tests impact on software quality. Public and private organizations continually need usable systems. In this work we proceeded a usability evaluation of an e-commerce site, using a heuristic and laboratory tests combination methodology. Although we obtained positive results, we observed that there are some aspects that demand designers intervention, showing that continual usability evaluation is important to improve software quality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13245
Aparece nas coleções:POLEDUC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_tnbarbosa.pdf261,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.