Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13274
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Extensão universitária na comunidade pesqueira de itarema (ce)
Autor(es): Soares, M. F. M
Araújo, L. M. S
Farias, W. L
Cajado, Diana Mendes
Lopes, E. G. F. A
Pinheiro, I. O
Palavras-chave: Extensão universitária;Comunidade pesqueira;Pesquisa-ação
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista extensão em ação
Citação: SOARES, M.F.M; ARAÚJO, L.M.S; FARIAS, W.L; CAJADO, D.M; LOPES, E.G.F.A; PINHEIRO, I.O. (2015)
Resumo: Os trabalhos extensionistas em comunidades pesqueiras expressam sua relevância em diversas dimensões, contribuindo para o empoderamento dos sujeitos, melhoria da qualidade de vida, criação e fortalecimento de dados que possam auxiliar para formulação de políticas públicas mais adequadas à realidade de cada tipo de pescador. Este trabalho traz como objetivo geral apresentar a ação extensionista desenvolvida na comunidade pesqueira de Guajirú, município de Itarema, bem como traçar um perfil socioeconômico da comunidade e caracterizar a atividade realizada pelas marisqueiras. Para tanto foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação articulada, tendo como instrumentos de coleta questionários e entrevistas semi-estruturadas. Como resultados foram obtidos o perfil socioeconômico da comunidade, o levantamento da pesca de mariscos, bem como os artesanatos confeccionados pelas marisqueiras nas oficinas.
Descrição: Soares, M. F. M; Araújo, L. M. S; Farias, W.L; et al. Extensão universitária na comunidade pesqueira de itarema (ce). Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 8, 2015. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/196/138>. Acesso em: 17set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13274
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mfmsoares.pdf372,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.