Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13280
Título: Metodologias de investigação-ação em psicologia ambiental
Autor(es): Siebra, L.M.G
Bomfim, Z.Á.C
Sousa, L.C.A
Oliveira, M.F
Soares, M.R
Palavras-chave: Trilhas socioambientais
Oficinas psicossociais
Mapas afetivos
Data do documento: 2015
Editor: Revista extensão em ação
Citação: SIEBRA, L.M.G; BOMFIM, Z.Á.C; SOUSA, L.C.A OLIVEIRA, M.F, SOARES, M.R. (2015)
Resumo: A Psicologia Ambiental estuda a inter-relação entre o indivíduo e seu entorno, reconhecendo a importância do ambiente na conduta do sujeito e a influência que o sujeito exerce sobre o espaço. Nesse trabalho, apresentam-se três das principais metodologias de investigação e intervenção utilizadas por alunos e professores do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS). Destacam-se três metodologias que se consolidaram ao longo de sua história: trilhas socioambientais, oficinas de intervenção psicossocial e mapas afetivos. As metodologias apresentadas têm em comum os propósitos de pesquisa, construção e divulgação dos saberes, vivências dos temas específicos e reflexões coletivas. As atividades de estudo e pesquisa desenvolvidas de forma associada com ações, vivências e trocas de experiências, adquirem um caráter potencializador para o desenvolvimento de posturas reflexivas e críticas por parte dos indivíduos, que se transformam de meros espectadores a sujeitos históricos do seu tempo, capazes de criar, transformar e compartilhar saberes.
Descrição: Siebra, L.G.M; Bomfim, Z.Á.C; Sousa, L.C.A; et al. Metodologias de investigação-ação em psicologia ambiental. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 8, 2015. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/149/132>. Acesso em: 17 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13280
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_lmgsiebra.pdf418,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.