Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13283
Título: Diálogos críticos: cultivando novos saberes, criando novas perspectivas.
Autor(es): Dantas, H.R.M
Barbosa, G.B
Araújo, K. J. de
Carvalho, D.R. de
Palavras-chave: Educação jurídica
Prática de assessoria jurídica
Atuação do direito
Data do documento: 2015
Editor: Revista extensão em ação
Citação: DANTAS, H.R.M; BARBOSA, G.G; ARAÚJO, K. J. de, CARVALHO, D. R. de. (2015)
Resumo: O presente trabalho pretende relatar a experiência no Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU), projeto de extensão popular da Faculdade de Direito, buscando demonstrar o papel e a importância de realizar um trabalho diferente das salas de aula. Para tanto, o CAJU promove os Diálogos Críticos, uma série de oficinas que abordam diversos temas relacionados à sua atuação. Por meio dessas oficinas, realiza-se uma importante disputa de concepções, pois é pautada a crítica ao atual modelo hegemônico nas faculdades de Direito, que seguido copiosamente há décadas, principalmente depois da massificação do ensino jurídico, gera bacharéis sem identidade e com um conhecimento não de ensino superior, mas, sim, majoritariamente, técnico-profissional. Verificou-se que, enquanto o CAJU incide na realidade social por meio da prática da assessoria jurídica universitária popular, disputando a hegemonia de pensamento fora do espaço acadêmico, no seu interior, a disputa ocorre, sobretudo, por meio dos Diálogos Críticos.
Descrição: Dantas, H. R.M; Barbosa, G.B; Araújo, K.J. de; et al. Diálogos críticos: cultivando novos saberes, criando novas perspectivas. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 8, 2015. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/171/133>. Acesso em: 17 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13283
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_hrmdantas.pdf245,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.