Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13297
Título: Verso de boca: a poesia como gesto de voz¹
Autor(es): Oliveira, Daniel Pereira de
Oliveira, Maria Milene Peixoto de
Costa, Dieyson da Silva
Medeiros, Franscisco Roberto Silveira de Pontes
Palavras-chave: Verso de Boca
Poesia
Leitura
Data do documento: 2012
Editor: Revista Extensão em Ação
Citação: OLIVEIRA, D. P.; OLIVEIRA, M. M. P.; COSTA, D. S.; MEDEIROS, F. R. S. (2012)
Resumo: Compreendendo a necessidade de propagação da boa Poesia, o Grupo Verso de Boca, projeto registrado junto à Pró - Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, faz apresentações artísticas através de recitais poéticos direcionados aos mais variados públicos com o intuito de apresentar a produção dos nossos maiores poetas, proporcionando, dessa forma o conhecimento e o gosto pela Poesia. Para tanto, o grupo visa o prazer de ouvir e de dizer poemas, incentivando a leitura e, consequentemente, a criaçã o de novos grupos de leitores de Poesia. Através desse trabalho, o grupo homenageia poetas de grande representação da literatura brasileira e universal, tornando a poesia mais compreensível e atraente, além de despertar a sensibilidade dos ouvintes/espectadores. O Grupo preocupa-se primeiramente com a boa condição técnica de seus integrantes. Para tanto, seus componentes têm reuniões três vezes por semana para planejamento, ensaio e desenvolvimento de práticas da oralidade e da corporalidade. O público-alvo do Grupo Verso de Boca é o da comunidade na qual se completa sua atuação, isto é, a UFC, sobretudo o Curso de Letras. É importante ressaltar, também, o desempenho do grupo nas mais diversas áreas da sociedade, fazendo valer o seu nome como projeto de extensão ao levar a Poesia às Escolas Públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. Além disso, o Verso de Boca se apresenta nas mais diversas ocasiões, as quais vão desde eventos acadêmicos até apresentações particulares em firmas ou empresas. O grupo tem contribuído igualmente na promoção de oficinas ministradas em escolas, com o intuito de introduzir o conhecimento e a apreciação da Poesia, proporcionando ainda a criação de novos grupos de poesia. O Grupo Verso de Boca há treze (13) anos tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus integrantes e de seu público, ao levar a boa Poesia aos mais distintos públicos. A ação desenvolvida fomenta, dessa maneira, o gosto pela leitura e, é claro, pela Poesia, em si.
Descrição: OLIVEIRA, Daniel Pereira de; OLIVEIRA, Maria Milene Peixoto de; COSTA, Dieyson da Silva et al. Verso de boca: a poesia como gesto de voz¹. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/63/54>. Acesso em: 17 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13297
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_dpoliveira.pdf386,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.