Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13316
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Musicalização e alfabetização através do subprojeto “árvore dos valores”
Autor(es): Lucena, Rodrigo Fernandes de
Palavras-chave: Letramento;Musicalização;Valores éticos;Formação humana;PIBID
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista extensão em ação
Citação: LUCENA, R. F.de. (2014)
Resumo: A partir da implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, projeto que custeia bolsas para diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Santos Dumont, vivenciamos experiências nas quais percebemos a necessidade de trabalhar valores éticos com as crianças, tais como: respeito, responsabilidade, dignidade, compromisso, amizade e união, buscando interferir de maneira positiva nos processos de ensino e aprendizagem que envolvem a relação social entre sujeitos, com propósito de desenvolver, incentivar e aperfeiçoar o relacionamento interpessoal. A escola, sobretudo a escola pública, costuma receber um público heterogêneo e para muitas crianças, a escola é a primeira oportunidade de conviver com pessoas diferentes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN.1997.p 45) “incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar não significa, portanto, tomar como alvo, instrumentos e como medida da ação pedagógica o controle de comportamento dos alunos, mas sim intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento das atitudes.” O referido projeto aborda a leitura, a escrita e a música, buscando, também, auxiliar no desenvolvimento afetivo dos estudantes, para que ocorra uma maior sensibilização das crianças para com as cercam e almejando uma contribuição significativa no âmbito familiar.
Descrição: LUCENA, R.F. Musicalização e alfabetização através do subprojeto “árvore dos valores”. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 1, n. 6, 2014. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/143/102>. Acesso em: 21 set. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13316
ISSN: 2316-400X
Aparece nas coleções:PREX - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_rflucena.pdf659,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.