Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13601
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contexto estratégico do curso de graduação em geologia da Universidade Federal do Ceará: análise SWOT a partir da perspectiva docente
Autor(es): Silva Filho, Wellington Ferreira da
Rodrigues, Maxweel Veras
Nogueira Neto, José de Araújo
Sabadia, José Antonio Beltrão
Duarte, Cythia Romariz
Nunes, Valmi Abintes
Palavras-chave: Cursos de graduação;Análise SWOT;Estratégias
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: SILVA FILHO, W. F. et al. Contexto estratégico do curso de graduação em geologia da Uiversidade Federal do Ceará: análise SWOT a partir da perspectiva docente. Revista de Geologia, Fortaleza, v. 24, n. 2, p. 195-209, 2011.
Resumo: O contexto estratégico do Curso de Graduação em Geologia da UFC foi avaliado a partir de discursos docentes, abordando a missão do curso, pontos fortes e fracos do ambiente interno e ameaças e oportunidades do ambiente externo. Assim, foram estabelecidas oito dimensões de avaliação. No ambiente interno, o alto nível do corpo docente foi considerado ponto forte, enquanto que foram considerados pontos fracos: infraestrutura física; currículo; sobrecarga e desunião do corpo docente; relações políticas com a administração superior; desinteresse dos discentes e suporte e organização de aulas práticas. No ambiente externo, foram considerados oportunidades: mercado de trabalho em expansão e pesquisa científica. Foram considerados ameaças: imagem negativa junto à administração superior; deficiências na pós-graduação e retração do mercado de trabalho. Por meio da análise SWOT, determinou-se o caráter estratégico das relações entre graduação e pós-graduação na formação discente e aprimoramento da infraestrutura física. Também são estratégicas as relações entre organização didática e mercado de trabalho e as relações políticas com a administração superior da UFC. Nesse contexto, o corpo docente é importante para o aproveitamento de oportunidades e proteção contra ameaças do ambiente externo, tendo em vista a formação adequada dos futuros profissionais geólogos.
Abstract: The strategic context of the Undergraduate Course of Geology of Federal University of Ceará was assessed trough professor discusses, dealing with the course mission, strengths, weaknesses, opportunities and threats. By this way, eight assessment dimensions was established. In the internal environment, the high level of professors was considered a strength, whereas physical infrastructure, curriculum, overload and disunity of the professors, political relationships with the top management of the university, disinterest of students, and support and organization of practical classes were considered weaknesses. In the external environment, expansion of labor market and scientific research were considered opportunities, whereas negative image with the top management, deficiencies in post-graduation and retraction of labor market were considered threats. Trough an SWOT analysis, it was determined the strategic character of relationships between the undergraduation course and post-graduation activities with respect to the students formation and improvement of physical infrastructure. Also, are strategic the relationships between didactical organization and labor market, as those with the top management of Federal University of Ceará. In this context, the faculty is important for the use of opportunities and protection against threats of external environment, in view of the suitable formation of future geologists.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13601
Aparece nas coleções:GESLOG - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_mvrodrigues.pdf301,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.