Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13691
Title in Portuguese: Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
Title: Memory game as educative strategy for preventing enteroparasitosis: experience report
Author: Joventino, Emanuella Silva
Freitas, Lydia Vieira
Rogério, Raul Feitoza
Lima, Thaís Marques
Dias, Levânia Maria Benevides
Ximenes, Lorena Barbosa
Keywords: Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Jogos e Brinquedos
Doenças Parasitárias
Issue Date: Apr-2009
Publisher: Rev Rene
Citation: JOVENTINO, E. S. et al. Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência. Rev. Rene, Fortaleza, v.10, n.2, p. 141-148, abr./jun. 2009.
Abstract in Portuguese: O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos.
Abstract: The purpose of this study was to describe the experience of nursing students in education interaction with preschoolers’ caregivers as far as prevention of enteroparasitosis in preschoolers is concerned.This is a descriptive study, like a reporting experience. This activity counted with the participation of 09 caregivers, in the months of June and October 2006. The group had active participation in the experiment and the knowledge shared from a Giant Memory Game with pictures dealing with the transmission or prevention forms of intestinal parasitosis. We consider that this educational strategy enabled the caregivers to have a better understanding on the prevention of intestinal parasitosis by having the opportunity to show their doubts. In addition, the caregivers felt motivated, what is essential, since the process of Health Education is a necessary stimulus for the construction of knowledge, with the goal of causing change in habits.
Abstract in Spanish: El propósito de este estudio fue describir la experiencia de los académicos de Enfermería en una interacción educativa con los cuidadores de preescolares, relacionadas con la prevención de las enteroparasitosis en niños que se quedan diariamente en una guardería. Se trata de un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia. Esta actividad contó con la participación de 09 cuidadores, de junio a agosto de 2006. La participación del grupo fue muy activa, y el conocimiento compartido a partir de un Juego de la Memoria Gigante con figuras relativas a las formas de transmisión o prevención de parasitosis intestinales. Consideramos que esta estrategia educativa permitió una mejor comprensión sobre la prevención de enteroparasitosis, por parte de los cuidadores, teniendo la oportunidad de exponer sus dudas. Además, los cuidadores se sintieron motivados, lo que es indispensable, ya que en el proceso de Educación en Salud es necesario motivarse por si mismo para la construcción de conocimientos, con el objetivo de cambiar los hábitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13691
ISSN: 2175-6783 (Online)
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_esjoventino.pdf394,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.