Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13752
Title in Portuguese: Situação vacinal dos graduandos de enfermagem de uma instituição pública de ensino
Title: Vaccine situation of the nursing graduating students in a public institution
Author: Oliveira, João Paulo Cavalcante de
Silva, Maria de Fátima de Oliveira Coutinho
Dantas, Rosane Arruda
Lima, Anna Rosa e Souza Occhiuzzo
Costa, Tereza Neumann Alcoforado
Neves, Ana Flávia Gomes de Britto
Keywords: Estudantes de Enfermagem
Vacinação
Instituições de Ensino Superior
Issue Date: Jan-2009
Publisher: Rev Rene
Citation: OLIVEIRA, J. P. C. et al. Situação vacinal dos graduandos de enfermagem de uma instituição pública de ensino. Rev. Rene, Fortaleza, v.10, n.1, p. 29-36, jan./mar. 2009.
Abstract in Portuguese: Objetivou-se com este estudo caracterizar a situação vacinal dos alunos do curso de graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo de natureza exploratória descritiva com abordagem quantitativa, realizado com 55 alunos de uma instituição de ensino superior pública. Nos achados, de acordo com os critérios do estudo, foram considerados imunizados para as vacinas BCG e tríplice viral cerca de 90,0% da amostra, e para as vacinas hepatite B e, difteria e tétano em torno de 85,0%, logo, fi caram constatados casos de esquema atrasado, não imunizado ou esquema em andamento. Conforme se refl etiu a partir dessa constatação, o profi ssional em formação precisa conscientizar-se do seu papel como sujeito social a quem compete atuar no processo coletivo de construção de um sistema de vigilância em saúde, portanto, apto para enfrentar os desafi os de um sistema complexo que exige sujeitos com consciência sanitária que priorize ações de saúde pública condizentes com a realidade.
Abstract: The aim of this study was to characterize the vaccine situation of the nursing graduation course students. It is a descriptive exploratory study with quantitative approach, carried out with 55 students of a public institution of high education. In the fi ndings, in accordance with the criteria of the study, were considered to be immunized for the vaccines BCG and Virus Triplicate about 90. 0% of the sample, and for the vaccines Hepatitis B and Diphtheria and Tetanus around 85. 0% of them. There were cases of belated processes of vaccination and other cases of processes which were in progress. We got to the conclusion that the professional in formation needs to be conscious of his role as a social subject who must act in the collective process of construction of a health monitoring system. Therefore, able to face the challenges of a complex system that demands citizens with sanitary conscience that prioritizes action of public health in agreement with the reality.
Abstract in Spanish: El objetivo del estudio fue caracterizar la realidad sobre la vacunación de los alumnos del curso de graduación en enfermería. Se trata de un estudio de naturaleza exploratoria y descriptiva con planteo cuantitativo, realizado con 55 alumnos de una institución de enseñanza universitaria pública. En la indagación, de acuerdo con los criterios de estudio, fueron considerados inmunizados para las vacunas BCG y Triple Viral cerca del 90% de la muestra, y para las vacunas hepatitis B, difteria y tétanos alrededor del 85,0%, siendo así, se constataron casos de esquema retrasado, no inmunizado o esquema en marcha. A partir de esa constatación, según se deliberó, el graduando necesita tener conciencia de su papel como sujeto social, al cual le compete actuar en el proceso colectivo de construcción de un sistema de vigilancia en salud, por lo tanto, estar apto para enfrentar los desafíos de un sistema complejo que exige sujetos con conciencia sanitaria que priorice acciones de salud pública acorde con la realidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13752
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-6783 (Online)
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_jpcoliveira.pdf128,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.