Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13850
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção
Autor(es): Carneiro, Francisco Stenio De Araujo
Rodrigues, Maxweel Veras
Pinheiro, Glenia Rodrigues
Barreto, Lívia Rodrigues
Sampaio, Clerton Bruno Pereira
Palavras-chave: Método grumbach;Cenários prospectivos;Ensino superior
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citação: CARNEIRO, F. S. A. et al. Método de criação de cenários prospectivos para o ensino superior brasileiro na visão da Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
Resumo: A velocidade com que as transformações ocorrem nas organizações exigiu que novos métodos de planejamento fossem desenvolvidos para dar suporte às tomadas de decisões. Muitos desses métodos, embora tenham sido criados para uma finalidade esppecífica, foram utilizados no todo ou em parte para outros fins diferentes dos originais. É o caso dos métodos que trabalham com cenários prospectivos e que a cada ano se posicionam como importantes ferramentas para o planejamento estratégico das organizações. Este estudo tem por objetivo verificar, na área do ensino superior, a viabilidade de uma proposta metodológica baseada em um desses métodos, no caso, o Método Grumbach. A área da educação na visão de acadêmicos e gestores em Engenharia de Produção foi escolhida para ser alvo da pesquisa por ser considerada fundamental para o desenvolvimento humano e econômico do País, além do que, atualmente, experimenta uma série de transformações nos contextos nacional e mundial. A avaliação dos resultados obtidos foi positiva com referência à forma eficiente e consistente de obtenção de cenários prospectivos e ao fornecimento de subsídios aos formuladores de políticas públicas. Conclui-se, portanto, que o método aplicado serve ao propósito do estudo por ser de fácil operacionalidade e ter grande capacidade de ensejar cenários prospectivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13850
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_mvrodrigues.pdf501,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.