Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13916
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A utilização da imagem de Símon Bolívar por Hugo Chávez na construção de uma identidade nacional para a Venezuela
Autor(es): Nogueira, Maria Socorro Rodrigues
Canuto, Jeisy Maria Ricarte
Palavras-chave: Venezuela;Identidade Nacional;Hugo Chávez;Simón Bolívar
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates.
Citação: NOGUEIRA, Maria Socorro Rodrigues; CANUTO,Jeisy Maria Ricarte. A utilização da imagem de Símon Bolívar por Hugo Chávez na construção de uma identidade nacional para a Venezuela. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.1, n.1 p. 1-7, 2006. Disponível em:<http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1393/1298>. Acesso em: 28 out. 2015.
Resumo: Pensando os conceitos de Tradições Inventadas, Comunidades Imaginas e Identidades Nacionais, buscaremos analisar a forma como Hugo Chávez se utiliza da figura de Símón Bolívar no sentido de criar uma nova Identidade Nacional para a Venezuela e também promover sua própria imagem. Dessa forma, Chávez vai buscar, no passado histórico do país, elementos que justifiquem sua luta pela integração das nações latino-americanas, e não apenas exaltar a figura do caudilho como fizeram outros presidentes da Venezuela.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13916
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2066_art_msrnogueira.pdf29,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.