Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13924
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Hugo Chavéz está praticando uma nova forma de populismo?
Autor(es): Fagundes, Márcio R. de Freitas
Rodrigues, Ítalo
Palavras-chave: Populismo;Imperialismo;Chavismo;Venezuela
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates.
Citação: FAGUNDES, Márcio R. de Freitas; RODRIGUES, Ítalo.Hugo Chavéz está praticando uma nova forma de populismo?. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.1, n.1 p. 1-8, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1391/1296>. Acesso em: 28 out. 2015.
Resumo: Neste trabalho analisaremos se Hugo Chávez está revivendo um movimento político recorrente na história de meados do século XX na América Latina ou se se trata de uma variação do fenômeno adaptado para a contemporaneidade da Venezuela. Atentando para as diferentes formas de análise conceitual, estabeleceremos um paralelo, em linhas gerais, com as formas atuais do movimento, tomando como eixo principal a figura de Chávez. Analisaremos elementos da sua política, passando por seus projetos sociais; atentando para as questões das mudanças e permanências, e percebendo, sobretudo, uma diferenciação na proposta chavista já que, em comparação analítica com as categorias teóricas do populismo, o referido movimento ergueu-se sobre uma nova perspectiva que pode se chamar de novo populismo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13924
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_mrffagundes.pdf42,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.