Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13965
Title in Portuguese: Um Estudo sobre a evolução da gestão pela qualidade total no setor de transformação cearense por meio da teoria da resposta ao item
Author: Bosi, Marcos Antonio
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Freitas, Sílvia Maria de
Andrade, Dalton Francisco de
Keywords: Teoria da resposta ao Item
Gestão pela qualidade total
Industria de transformação
Issue Date: 2011
Publisher: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
Citation: BOSI, M. A. et al. Um Estudo sobre a evolução da gestão pela qualidade total no setor de transformação cearense por meio da teoria da resposta ao item. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
Abstract in Portuguese: Estudos longitudinais da Gestão pela Qualidade Total (GQT) investigam, dentre outros aspectos, a evolução do grau de intensidade na aplicação das práticas da GQT pelas organizações. Pesquisas organizacionais quantitativas nessa linha são, ccontudo, carentes na literatura especializada. Recentemente, a aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI), como forma de analisar pesquisas dessa natureza, vem crescendo fortemente. Dentro desse contexto, o objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados de um estudo que mostra a aplicação da TRI na avaliação do grau de maturidade e a evolução nos últimos dez anos (1999 a 2009) da GQT, nas indústrias de transformação de portes médio e grande sediadas no Estado do Ceará. Como abordagem geral, a pesquisa é classificada como quantitativa e a coleta de dados foi feita por meio de um questionário estruturado aplicado às industrias, cujas respostas são baseadas na escala de Likert com 5 categorias. Por meio de uma escala de maturidade construída a partir dos parâmetros da TRI, foi possível constatar e comparar os dois momentos e concluir que a evolução do grau de maturidade desse parque industrial, no período enfocado, se mostrou tímida, o que leva a necessidade de se investigar as causas ou fatores críticos que contribuíram para esse fato, principalmente se for considerada a necessidade da melhoria da qualidade dos processos produtivos, em função do acirramento da concorrência e a globalização dos mercados nas últimas décadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13965
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_smfreitas_um_estudo.pdf346,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.