Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1397
Título: Uso do bissulfito de sódio na prevenção da "mancha preta" em camarões, durante estocagem em gelo, e estimação do dióxido de enxofre residual
Autor(es): Meneses, Ana Célia Sousa
Ogawa, Masayoshi
Palavras-chave: Camarão
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MENESES, A. C. S.; OGAWA, M. (1977)
Resumo: As espécies de camarão que ocorrem em maior abundância nas capturas da pesca artesanal, no nordeste brasileiro, safo: camarão sete-barbas, Xyphopenaeus kroyeri (Heiler), camarão rosa, Penaeus aztecus subtilis Perez-Farfante e camarão branco, Penaeus schmitti Burkenroad. A primeira espécie representa mais da metade da produção, vindo a seguir o camarão branco e, finalmente, o rosa (Fausto Filho, 1968; Paiva ef a/., 1971). A carência de entrepostos de beneficiamento e a dificuldade existente para o transporte deste crustáceo no litoral nordestino acarreta uma grande perda para o mercado internacional. O único sistema de preservação usado por pescadores regionais é o cozinhamento com sal, seguido de secagem ao sol. O problema inicial que deverá enfrentar a indústria camaroneira, durante o transporte e a estocagem, é a ocorrência do fenómeno conhecido como "mancha preta". Para evitar seu aparecimento, tem sido ampla(mente difundido o uso do bissulfito de sódio (NaHSO3) e outros preservativos quúnicos (Alford &Fieger, 1952). A ocorrência de manchas pretas pode ser controlada através da imersão dos indivíduos em soluções diluídas de sulfitos, tratamento responsável, também, pela diminuição do número de bactérias (Anónimo, 1975). Fugii & Sakata (1964) explicam a ação do NaHS03 na prevenção do enegrecimento através da reação do mesmo com a tirosina formando fenil-alanina. O presente trabalho estuda o efeito da aplicação de NaHSOs às três espécies de camarão, quando preservadas em gelo, e determina o teor residual de dióxido de enxofre (S02) durante a estocagem.
Descrição: MENESES, Ana Célia Sousa; OGAWA, Masayoshi. Uso do bissulfito de sódio na prevenção da "mancha preta" em camarões, durante estocagem em gelo, e estimação do dióxido de enxofre residual. Arquivos de Ciências do Mar /. Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 89-93, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1397
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_acsmeneses.pdf225,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.