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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gerenciando dificuldades para acreditação hospitalar em hospital cardiovascular
Título em inglês: Managing difficulties for hospitalar accreditation in cardiovascular hospital
Autor(es): Kobayashi, Rika Miyahara
Silva, Andréa Braz Vendramini e
Ayoub, Andréa Cotait
Palavras-chave: Acreditação;Gestão da Qualidade;Administração de Serviços de Saúde;Enfermagem
Data do documento: Out-2010
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: KOBAYASHI, R. M. ; SILVA, A. B. V. ; AYOUB, A. C. Gerenciando dificuldades para acreditação hospitalar em hospital cardiovascular. Rev. Rene, Fortaleza, v.11, n.4, p. 19-28, out./dez. 2010.
Resumo: Acreditação hospitalar combina segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade do atendimento, melhorando o gerenciamento do serviço, da qualidade da assistência ao paciente. Este estudo descritivo, exploratório, documental, realizado em instituição pública de cardiologia, objetivou identificar dificuldades para certificação de qualidade de nível I, no olhar dos enfermeiros e propor medidas de gerenciamento. A coleta foi realizada, utilizando-se de documentos da acreditação hospitalar. As dificuldades encontradas foram estruturais e operacionais; de organização de processos e gestão de recursos humanos; de evidenciar programa de educação e treinamento continuado institucional e avaliação de efetividade; de interação sistêmica dos componentes, atividades e serviços de apoio técnico à organização; de planejamento, aquisição, armazenamento, rastreabilidade e disponibilização de recursos materiais e a falta de evidencias de documentações atualizadas, disponíveis, aplicadas e sistematizadas. Frente ao diagnóstico, ações estratégicas para resolução do problema e participação do enfermeiro foram desenvolvidas, junto às lideranças e administradores.
Abstract: Hospitalar accreditation combines security with professional ethics, responsibility and quality of care, improving the management of the service and the quality of patient care. This descriptive, exploratory, documental study, developed in a public institution of Cardiology, aimed to identify difficulties of quality certification for Level I, by the nurses’ point of view and provide management measures. The data collection was performed, using documents of hospitalar accreditation. The difficulties were structural, operational, organizational processes and human resource management to highlight continuing education program, training and institutional effectiveness assessment; systemic interaction of components; technical support for activities and services for the organization; planning, acquisition, storage, traceability and material resources supplement and lack of availability, applicability and systematic current documentation evidences. By this diagnosis, several strategic actions were proposed describing goals and chronogram in order to solve the problem. The nurse’s involvement was developed, along with leaders and managers.
Resumen: Reputación hospitalaria combina seguridad con ética profesional, responsabilidad y calidad de la atención, mejorando la gestión de la atención, de la calidad de la asistencia al paciente. Estudio descriptivo, exploratorio, documental, realizado en una institución pública de Cardiología, con el fin de identificar las dificultades para la certificación de calidad de nivel I, desde el punto de vista de los enfermeros y proponer medidas de gestión. La recolección de datos se llevó a cabo utilizándose documentos referentes a la reputación hospitalaria. Las dificultades encontradas fueron estructurales y operacionales; de organización de procesos y gestión de recursos humanos; de evidenciar programa de educación y entrenamiento continuado institucional y evaluación de efectividad; de interacción sistémica de los componentes, actividades y servicios de apoyo técnico a la organización; de planificación, adquisición, almacenamiento, sondeo y disponibilidad de recursos materiales y la falta de evidencias de documentaciones actualizadas, disponibles, aplicadas y sistematizadas. Ante tal diagnóstico, acciones estratégicas para la resolución del problema y participación del enfermero fueron desarrolladas, con los líderes y administradores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14008
ISSN: 2175-6783
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