Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14036
Title in Portuguese: Um estudo exploratório acerca do sofrimento humano no trabalho em um hospital público
Author: Neves, Patrícia Fabiane Cavalcante
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Keywords: Sofrimento psíquico
Trabalho
Hospital
Profisisonal de saúde
Issue Date: 2005
Publisher: www.revistapsicologia.ufc.br
Citation: Neves, P. F. C.; Tupinambá, A. C. R. (2005)
Abstract in Portuguese: O presente estudo visa investigar a relação existente entre o trabalho em um hospital público e o sofrimento psíquico que este acarreta em profissionais de saúde. Foram investigados relatórios referentes a um projeto piloto de ação integrada entre universidade e instituição hospitalar em Fortaleza com o objetivo de desenvolver um trabalho de desenvolvimento interpessoal e apoio psicológico aos servidores do hospital. Partiu-se do pressuposto de que os hospitais são organizações com características peculiares que podem contribuir para o sofrimento/desgaste psíquico de seus profissionais, por meio do lidar constante com a dor e a morte de pacientes; do trabalho em regime de plantões e escalas, com possibilidade de duplicá-los, sem ter, dessa forma, um período e turno fixos de trabalho; da execução de tarefas desagradáveis e por vezes repulsivas, dentre outras características. Pudemos concluir que este trabalho veio a reafirmar o que já havia sido investigado anteriormente sobre o tema, principalmente no que tange ao fato de que as formas de organização do trabalho nessas instituições têm grande influência no sofrimento psíquico dos profissionais que nelas atuam e podem, a partir de determinados arranjos, evitar ou minimizar tal sofrimento.
Abstract: This work investigates the relationship between work in a public hospital and suffering of health professional. A investigation of studies conceming the theme and the realization of a pilot project in a public hospital of Fortaleza, which aimed the development of a work of interpersonal growth and psychological support for its workers, were theoretically related. The work was based upon the idea of hospitais while organizations that have peculiar characteristics such as working with pain, death and sickness experience in specific and typical shifts which causes psychological suffering and problems among workers. The work reinforces previous studies and research results conceming psychological suffering and the influence of organizational structures on workers psychological well being, as well as the influence of its changes on health conditions.
Description: NEVES, Patrícia Fabiane Cavalcante; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Um estudo exploratório acerca do sofrimento humano no trabalho em um hospital público. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.23, n.1, 2005, p 51-62.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14036
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_art_pfcneves.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.