Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14068
Título: Escola democrática e administração democrática da educação para uma nova ordem social (1ª parte – escola para a ordem estabelecida – uma crítica)
Autor(es): Santos Filho, José Camilo dos
Palavras-chave: Escola democrática
Administração democrática
Ordem social
Data do documento: 1988
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: SANTOS FILHO, J. C. (1988)
Resumo: A escola nas sociedades democráticas capitalistas do mundo ocidental vivem no seu interior a contradição profunda inerente a estas sociedades que pretendem criar um sistema de igualdade política (democracia), dentro de um sistema de desigualdade econômica (capitalismo) e consequente desigualdade cultural, social e política. "O sonho dos inventores da democracia era confiar à escola a tarefa de formar cidadãos conscientes, livres e de espírito democrático. No entanto, o que a escola tem realizado mesmo nestas sociedades democráticas tem sido formar indivíduos passivos, conformistas e politicamente alienados. Ao lado desta contradição, a escola pública nas sociedades democráticas enfrenta outra não menos paradoxal. Desde Platão, os filósofos e educadores têm entendido que se as escolas do Estado, por um lado, supostamente devem servir ao Estado, por outro têm plena consciência que tal ação será impossível se os educadores levarem a sério sua obrigação de atender às necessidades culturais de cada criança...
Descrição: SANTOS FILHO, José Camilo dos. Escola democrática e administração democrática da educação para uma nova ordem social (1ª parte – escola para a ordem estabelecida – uma crítica). Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n 15 e 16, p. 117-141, 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14068
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_jcsantosfilho.pdf9,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.