Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14068
Title in Portuguese: Escola democrática e administração democrática da educação para uma nova ordem social (1ª parte – escola para a ordem estabelecida – uma crítica)
Author: Santos Filho, José Camilo dos
Keywords: Escola democrática
Administração democrática
Ordem social
Issue Date: 1988
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: SANTOS FILHO, J. C. (1988)
Abstract in Portuguese: A escola nas sociedades democráticas capitalistas do mundo ocidental vivem no seu interior a contradição profunda inerente a estas sociedades que pretendem criar um sistema de igualdade política (democracia), dentro de um sistema de desigualdade econômica (capitalismo) e consequente desigualdade cultural, social e política. "O sonho dos inventores da democracia era confiar à escola a tarefa de formar cidadãos conscientes, livres e de espírito democrático. No entanto, o que a escola tem realizado mesmo nestas sociedades democráticas tem sido formar indivíduos passivos, conformistas e politicamente alienados. Ao lado desta contradição, a escola pública nas sociedades democráticas enfrenta outra não menos paradoxal. Desde Platão, os filósofos e educadores têm entendido que se as escolas do Estado, por um lado, supostamente devem servir ao Estado, por outro têm plena consciência que tal ação será impossível se os educadores levarem a sério sua obrigação de atender às necessidades culturais de cada criança...
Description: SANTOS FILHO, José Camilo dos. Escola democrática e administração democrática da educação para uma nova ordem social (1ª parte – escola para a ordem estabelecida – uma crítica). Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n 15 e 16, p. 117-141, 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14068
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988_art_jcsantosfilho.pdf9,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.