Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1407
Título: Caracterização do sistema enzimático de hepatopâncreas de lagosta do gênero Panulirus white
Autor(es): Sampaio, Silvana Saker
Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Sampaio, Alexandre Holanda
Theophilo, Grace Nazareth Diogo
Palavras-chave: Lagosta
Data do documento: 1989
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: SAMPAIO, S. S.; VIEIRA, G. H. F.; SAMPAIO, A. H.; THEOPHILO, G. N. D. (1989)
Resumo: As lagostas Panulirus arguas (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille) estão incluídas entre os principais recursos pesqueiros do Nordeste Brasileiro, sendo uma importante fonte de divisas para o Estado do Ceará. A pesca da lagosta consiste em uma atividade voltada prioritariamente para a exportação onde somente a carne da cauda possui valor econômico. Assim, no momento da captura esses animais são desencabeçados e seus cefalotórax lançados ao mar. Conseqüentemente, muitas substâncias que poderiam ser extraídas do cefalotórax são desperdiçadas, do mesmo modo que, uma gama de produtos, que também poderiam ser obtidos a partir desta matéria-prima. No processo metabólico dos crustáceos, o hepatopâncreas - localizado no cafalotórax, como as demais vísceras, desempenha papel central, atuando como armazenador de gordura, glicogênio e cálcio (Passano, 1960; Van well, 1974). Segundo Travis (1955) o hepatopâncreas atua na segregação das enzimas digestivas, absorção e transformação do alimento, sendo o maior depósito de estocagem das reservas orgânicas e minerais e, conseqüentemente, o órgão mais importante sob o aspecto de que, a partir dele, tais reservas são mobilizadas quando requeridas por outros tecidos.
Descrição: SAMPAIO, Silvana Saker; VIEIRA, Gustavo Hitzschky Fernandes; SAMPAIO, Alexandre Holanda; THEOPHILO, Grace Nazareth Diogo. Caracterização do sistema enzimático de hepatopâncreas de lagosta do gênero Panulirus white.. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza , v.28, 1989/1990, p.27-37
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1407
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989.90_art_sssampaio.pdf470,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.