Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1408
Título: Caracterização preliminar do sistema enzimático de fígado de cangulo Balistes vetula Linnaeus
Autor(es): Theophilo, Grace Nazareth Diogo
Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Sampaio, Silvana Saker
Sampaio, Alexandre Holanda
Palavras-chave: Peixe - Marinho
Brasil - Nordeste
Data do documento: 1989
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: THEOPHILO, G. N. D.; VIEIRA, G. H. F.; SAMPAIO, S. S.; SAMPAIO, A. H. (1989)
Resumo: O cangulo (Balistes vetula Linnaeus), peixe demersal encontrado em fundos coralinos e rochosos, participa com grande relevância na produção da pesca artesanal, embora o volume atual de captura se apresente aquém de seu potencial produtivo. Apesar da população ainda se encontrar subexplorada, existem amplas possibilidades de que sua exploração venha a se desenvolver em bases industriais (Menezes, 1981). A produção de cangulo no ano de 1987, de acordo com dados fornecidos pelo IBAMA foi de 527,8 toneladas. Contudo, a produção ocasional não é computada nos dados oficiais, uma vez que o registro da produção artesanal é procedido somente para os barcos que realizam pescarias de ida e vinda. no Nordeste, o aproveitamento do pescado restringe-se unicamente ao tecido muscular, utilizado para o consumo humano. Entretanto, existem muitas indicações de que o pescado consiste em uma fonte promissora de várias substâncias de ação biológica, entre as quais destacam-se enzimas proteolíticas.
Descrição: THEOPHILO, Grace Nazareth Diogo; VIEIRA, Gustavo Hitzschky Fernandes; SAMPAIO, Silvana Saker; SAMPAIO, Alexandre Holanda. Caracterização preliminar do sistema enzimático de fígado de cangulo Balistes vetula Linnaeus.. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.28, 1989/1990, p.9-16
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1408
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989.90_art_gndtheophilo.pdf347,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.