Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14083
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Prova escrita sobre texto |
Autor : | SOUSA, Tânia Maria Batista Lima |
Palabras clave : | Educação;Estrutura social;Desigualdade social |
Fecha de publicación : | 1988 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | SOUSA, T. M. B. L. (1988) |
Resumen en portugués brasileño: | O que lhe sugere o autor ao levantar estas questões? Com o presente texto acredito o que o autor quer mostrar uma fotografia da educação inserida no contexto de uma sociedade desigual onde apenas "minorias reduzidas chegam ao seu limite superior" e assim o faz levantando questionamento extremamente pertinentes no que diz respeito à relação educação-sociedade. Inicialmente, o autor sugere que a "educação é determinada fora do poder de controle comunitário dos educandos e educadores em que o sistema escolar é controlado pelo sistema político dominante". Ou seja, o que ele quis dizer foi que, estando a educação inserida dentro de um dado modelo de sociedade, uma dada estrutura social, esta (educação) acaba por ser determinada por esta estrutura o que leva a instituição escolar a se amoldar no fortalecimento das relações geradas por tal modelo. Entretanto, o autor não nos fala de um modelo ahistórico de sociedade. Ele explicita claramente a que tipo de sociedade ele se refere, quando cita a existência das desigualdades sociais e o esforço dado pela educação à ascensão de uma minoria no patamar superior do poder... |
Descripción : | SOUSA, Tânia Maria Batista Lima. Prova escrita sobre texto. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 203-209, 1988. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14083 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1988_art_tmbmsousa.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.