Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14157
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Na realidade... a verdade jaz num abismo
Autor(es): Moreira, Rui Verlaine Oliveira
Barreto, José Anchieta Esmeraldo
Palavras-chave: Filosofia;Teorias científicas;Dedução e indução
Data do documento: 1991
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MOREIRA, R. V. O; BARRETO, J. A. E. (1991)
Resumo: Um dos problemas básicos da filosofia do conhecimento diz respeito à justificação das leis e teorias científicas. Como saber se uma determinada lei ou teoria pode ser ou não considerada verdadeira? Tradicionalmente a resposta a esta questão tem sido buscada através da dedução ou da indução e, com maior frequência, através da combinação desses dois processos. Assim, o valor de uma lei ou de uma teoria, estaria no valor da indução e da dedução como processos lógicos e seguros para a busca da verdade. Com relação à dedução não há tanta controvérsia, uma vez que os processos lógico-dedutivos estão muito bem definidos. Duas são as condições necessárias para que haja um raciocínio dedutivo válido: 1) que as proposições(juízos) sejam em si mesmo verdadeiras; 2) que entre as proposições que corretamente levam à conclusão haja nexo, coerência...
Descrição: MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Na realidade... a verdade jaz num abismo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 01-19, 1991.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14157
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_art_rvomoreira.pdf8,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.