Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos
Autor(es): Leitinho, Meirecele Calíope
Palavras-chave: Currículos;Análise de paradigmas;Organização
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LEITINHO, M. C. (1993)
Resumo: No processo de análise dos paradigmas de desenvolvimento de Currículos, é de fundamental importância a compreensão dos significados e práticas que cada um encerra, bem como as possíveis relações estabelecidas entre eles e os vários movimentos educacionais surgidos no Brasil no período em que, de forma sistemática e institucionalizada, se desenvolveram os estudos sobre currículo (décadas de 60, 70, 80). Segundo Domingues(1986) há três tipos de paradigmas curriculares: "o técnico linear, o circular-consensual e o dinâmico- dialógico." Cada um deles está ligado a um interesse determinado,de pessoas ou grupos sociais. Utilizando a classificação de interesses realizada por Habermas, Domingues afirma que, o paradigma técnico-linear está associado ao interesse no controle técnico; o circular/consensual ao interesse na compreensão; e o dinâmico-dialógico ao interesse emancipatório. Ele afirma, ainda, que o paradigma técnico-linear fundamenta-se no controle técnico "com uma reação em cadeia, definindo variáveis envolvidas no currículo, criando um sistema para a tomada de decisões para o seu desenvolvimento"...
Descrição: LEITINHO, Meirecele Calíope. Em busca da compreensão dos paradigmas de organização de currículos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 113-117, 1992/1993.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14176
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_art_mcleitinho.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.